Categoria Politica  Noticia Atualizada em 24-02-2010

Ciro diz que possibilidade de disputar governo de SP é remota e improvável
Ciro disse que precisa ser convencido de que saída da corrida presidencial é melhor para "sorte" do país.
Ciro diz que possibilidade de disputar governo de SP é remota e improvável
Foto: Dida Sampaio/AE

Eduardo Bresciani

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) afirmou nesta quarta-feira (24) que a possibilidade de ser candidato a governador de São Paulo é remota e improvável. Ele se reuniu durante a manhã com representantes de nove partidos que pedem sua candidatura. Os aliados saíram do encontro com a sensação de que a porta está aberta, mas Ciro minimizou a possibilidade. O deputado reafirma que é candidato à Presidência da República.

"Eu disse para eles que, quando aceitei o apelo do presidente Lula e a orientação do meu partido, abri essa remota possibilidade. Mas a única possibilidade de isso acontecer é eu e meu partido nos convencermos de que é essencial para a sorte do país essa candidatura em São Paulo, mas isto não deve acontecer e fica no campo do improvável", disse Ciro.

O deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que participou da reunião, no entanto, acredita que as chances de Ciro ser candidato em São Paulo existem. "Ele tem muito definido que deseja ser candidato à presidente da República, mas não deixa trancada a porta de disputar em São Paulo. O resto agora é tudo especulação". O petista disse que seu partido não tomará nenhuma ação relativa à eleição em São Paulo antes de abril.

Ciro, por sua vez, cita junho como limite para a decisão, devido ao prazo para as convenções partidárias. Ele reafirma que sua candidatura à Presidência é necessária. Ele destaca que seu nome poderia promover discussões como a renovação do Congresso Nacional.

"Como a Dilma vai fazer um discurso de renovação do Congresso se há uma aliança com o PMDB? Teve a crise no Senado com o Renan Calheiros (PMDB-AL) e o José Sarney (PMDB-AP), na Câmara você teve a crise e tem ações de deputados como Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ela não tem como fazer este discurso, eu tenho."

O deputado do PSB destaca ainda que sua candidatura poderia ajudar os seus correligionários que disputam governos estaduais. Ele destaca ainda que uma postulação à Presidência ajudaria o partido a ter uma identidade nacional. "Ou o partido se afirma colocando a sua posição estratégica para o país ou vai se acomodar como força auxiliar do PT."

iro diz que possibilidade de disputar governo de SP é remota e improvável
Ele discutiu candidatura com representantes partidários nesta manhã.
Deputado reafirma que pretende disputar a Presidência da República.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir