Categoria Automóveis  Noticia Atualizada em 23-02-2010

- Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam
O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomissão da Câmara de Representantes
- Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam
Foto: http://seligafranca.files.wordpress.com

NOTICIAS: María Peña.

Washington, 23 fev (EFE).- Executivos da Toyota fizeram hoje um "mea culpa" pelos problemas que abalaram a imagem e os lucros da empresa nos Estados Unidos, mas os líderes do Congresso americano responderam com acusações de que a montadora enganou o público.

O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomissão da Câmara de Representantes pela lenta resposta aos problemas no acelerador de seus veículos e disse que a companhia quer "recuperar a confiança" dos clientes.

O próprio presidente da Toyota, Akio Toyoda, vai fazer o mesmo no depoimento que dará amanhã no Comitê de Supervisão e Reforma Governamental da Câmara dos Representantes.

No discurso que fará nesta quarta-feira, mas já divulgado hoje, Toyoda lamentará qualquer acidente causado por seus veículos e atribuirá os problemas de aceleração súbita à frouxidão das normas de segurança causada, por sua vez, pelo intenso ritmo de crescimento da companhia.

As declarações de Lentz na subcomissão de Supervisão e Investigações se depararam, no entanto, com acusações de que Toyota ignorou as reclamações dos consumidores e a advertência de que chegou a hora de a montadora prestar contas.

Os executivos da Toyota "enganaram o público americano quando disseram que eles e fontes independentes tinham examinado a fundo o sistema eletrônico" dos carros, afirmou o titular da subcomissão, o democrata Bart Stupak.

Na primeira de três audiências no Congresso sobre o assunto, Stupak disse que tanto a Toyota, como a Administração Nacional para a Segurança nas Estradas (NHTSA, na sigla em inglês), subordinada ao Departamento de Transportes dos EUA, "têm muito a explicar ao povo americano, aos consumidores e às concessionárias".

Segundo documentos entregues ao Congresso, a NHTSA recebeu mais de 2.600 queixas desde o ano 2000, incluindo 34 mortes, mas aparentemente "só realizou uma rápida investigação em 2004" sobre possíveis vínculos entre os defeitos eletrônicos e os problemas de aceleração.

A Toyota calcula que o recall de 8,5 milhões de veículos em todo o mundo custará quase US$ 2 bilhões a seus cofres.

Durante a audiência, Lentz explicou que mesmo esse recall provavelmente não resolverá todos os problemas de aceleração devido a possíveis "erros mecânicos, humanos ou de outro tipo".

O executivo assegurou que, por enquanto, a Toyota não detectou erros nos controles eletrônicos, mas continuará em busca de todas as causas e "investigando todas as reclamações" do público.

O democrata Henry Waxman, que preside o Comitê de Energia e Comércio, uniu-se ao coro de críticas e disse a Lentz que o Congresso espera que a Toyota "realize uma análise plena e adequado" de algo que a empresa negou, mas que outras testemunhas apontam como algo muito possível.

Segundo Lentz, as 1.500 concessionárias da Toyota nos EUA procuram completar "o mais rapidamente possível" os consertos nos veículos afetados, sendo que algumas trabalham por 24 horas todos os dias.

De acordo com seus cálculos, até o momento, quase um milhão de carros já passaram por reparos.

Na mesma audiência, o secretário de Transportes dos EUA, Ray LaHood, disse que a NHTSA tentará determinar se houve ou não problemas eletrônicos que podem ter contribuído para o problema no acelerador e, caso isso tenha ocorrido, garantirão que a questão será resolvida.

Em paralelo às audiências, cerca de 100 donos de concessionárias estão em Washington para pedir um tratamento justo à Toyota porque, segundo eles, outras montadoras também receberam reclamações por problemas de aceleração em seus modelos.

A Toyota, que tem montadoras em seis estados americanos e atua nos EUA há mais de 25 anos, emprega diretamente mais de 36 mil pessoas no país.

Além disso, o independente Center for Responsive Politics informou hoje que, segundo documentos federais, a Toyota investiu cerca de US$ 25 milhões em campanhas de lobby no Governo e no Legislativo nos últimos cinco anos, muito mais do que qualquer outra montadora estrangeira.

Influências políticas à parte, o presidente da Toyota deixou claro que vai tentar recuperar a confiança dos consumidores nos EUA.

"Francamente, temo que o ritmo no qual crescemos pôde ter sido rápido demais", disse Toyoda, que reafirmou o compromisso da companhia de trabalhar "vigorosamente e sem parar para restabelecer a confiança" de seus clientes.

Paradoxalmente, a revista especializada "Consumer Reports" disse que o Toyota Prius, ao lado do Honda Fit, é o melhor carro do ano, batendo mais de 280 modelos.

Talvez isso sirva de alívio à empresa de Toyoda, que tenta por todos os meios manter sua lucrativa fatia do mercado americano. EFE

Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam

O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomissão da Câmara de Representantes
Toyota pede desculpas, mas parlamentares americanos atacam
O presidente de vendas da Toyota em EUA, James Lentz, pediu desculpas diante de uma subcomissão da Câmara de Representantes
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Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir