Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 23-02-2010

- Acordos da COP são insuficientes contra aquecimento, diz ONU
Mesmo com compromissos, haverá excesso de até 8,8 gigatoneladas de CO2 por ano
- Acordos da COP são insuficientes contra aquecimento, diz ONU
Foto: AP

NOTICIAS: NUSA DUA - A ONU garantiu nesta terça-feira, 23, que os compromissos de redução de emissões adotados por 60 países após a Conferência de Mudança Climática de Copenhague "não são suficientes" para garantir que o limite de segurança de dois graus centígrados de alta das temperaturas não seja ultrapassado.

A denúncia se baseia em um relatório elaborado pelo Programa Meio Ambiental da ONU (PNUMA), que foi publicado durante a conferência ministerial de acompanhamento do acordo sobre o aquecimento global, realizado durante esta semana na Indonésia.

"O acordo de Copenhague é um passo significativo na direção adequada, mas que ninguém dê por satisfeito, pois esse movimento não é suficiente", assegurou Achim Steiner, diretor-executivo do PNUMA.

Steiner acrescentou que "o mundo não tem nenhuma razão para descansar e pensar que o trabalho inicial (para reduzir o aquecimento global) já está feito", acrescentou.

O documento estima que, se todos os países cumprirem seus compromissos, seguiria havendo um excesso de até 8,8 gigatoneladas de CO2 por ano. Com isso, haveria apenas 50% de chance de o aumento da temperatura ficar abaixo de dois graus, teto estabelecido por análises científicas e debates em Copenhague.

Por isso, Steiner pediu aos Governos de países industrializados e às nações em desenvolvimento que sejam "muito mais ambiciosos" em seus cortes de emissões de dióxido de carbono e propostas de mudança de paradigma econômico.

No entanto, o chefe do PNUMA se mostrou moderadamente otimista e disse que "ainda há oportunidades para melhorar" a resposta da comunidade internacional, destacando que os países podem limitar ainda mais suas emissões, difundir novas tecnologias "verdes" e a luta contra o desmatamento.

Acordos da COP são insuficientes contra aquecimento, diz ONU
Compromissos de redução de emissões não garantem que temperatura permaneça no limite de segurança
Acordos da COP são insuficientes contra aquecimento, diz ONU
Mesmo com compromissos, haverá excesso de até 8,8 gigatoneladas de CO2 por ano
Foto: AP

 
Por:  Crispim José Silva    |      Imprimir