Categoria Geral  Noticia Atualizada em 26-02-2010

Europeus condenam pedido de Kadafi por "jihad" contra Suíça
Na quinta-feira, líder líbio convocou a guerra contra o país por conta da proibição de minaretes
Europeus condenam pedido de Kadafi por
Foto: Sabri Elmehdwi/Efe

BRUXELAS - A União Europeia classificou nesta sexta-feira, 26, como "infeliz" o pedido do líder líbio Muamar Kadafi para que seja realizada a jihad - guerra santa - contra a Europa, segundo o discurso de um porta-voz da chefe da política externa do bloco. O pedido do líder foi uma resposta à proibição da Suíça à construção de minaretes, tradicionais torres de ornamentação de mesquitas.

"Se essas notícias estão corretas, vêm em um momento infeliz, quando a União Europeia está trabalhando com a Suíça para tentar alcançar uma solução diplomática" para a longa divergência entre os dois países, afirmou Lutz Guellner, porta-voz da alta representante do grupo, Catherine Ashton.

"Jihad contra a Suíça, contra o sionismo, contra a agressão estrangeira não é terrorismo", afirmou Kadafi na quinta-feira, na cidade de Benghazi. Os eleitores suíços aprovaram em referendo no ano passado a proibição da construção dos minaretes, que são torres das mesquitas muçulmanas.

As relações entre Líbia e Suíça estão ruins desde julho de 2008, quando Hannibal, filho de Kadafi, foi brevemente detido em Genebra. O problema piorou quando a Líbia reagiu prendendo brevemente e confiscando o passaporte de dois empresários suíços, Rashid Hamdani e Max Goeldi. As informações são da Dow Jones.

Europeus condenam pedido de Kadafi por "jihad" contra Suíça
Notícia vem "em momento infeliz, quando a União Europeia trabalha" por solução diplomática, diz porta-voz

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir