Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-02-2010

EUA: Brasil deve pressionar Irã a cumprir suas obrigações
Subsecretário americano para a América Latina, Arturo Valenzuela
EUA: Brasil deve pressionar Irã a cumprir suas obrigações
Foto: AFP

WASHINGTON — O Brasil deve pressionar o Irã para que cumpra com "suas obrigações internacionais" em matéria nuclear, afirmou nesta sexta-feira o subsecretário americano para a América Latina, Arturo Valenzuela.

"Alentamos o Brasil a pressionar os iranianos, já que estão construindo uma relação com eles, para que cumpram com suas obrigações internacionais", disse Valenzuela nas vésperas da visita da secretária americana de Estado, Hillary Clinton, à América Latina.

Clinton parte neste domingo para sua viagem à região, e deve chegar na noite de terça-feira ao Brasil, onde no dia seguinte será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo chanceler Celso Amorim, com quem analisará o tema do Irã, destacou Valenzuela.

Nesta sexta-feira, viajou ao Brasil o enviado dos Estados Unidos para o diálogo com as grandes potências sobre possíveis sanções ao Irã, William Burns.

Os iranianos "não têm sido transparentes" e a comunidade internacional "teme que tenham um programa de armas nucleares, o que viola as resoluções da ONU", recordou Valenzuela hoje.

"Deixaremos claro aos brasileiros que os iranianos têm violado seus compromissos internacionais, e também alentado o terrorismo e violado os direitos humanos em seu próprio país".

Lula, que defende o direito iraniano de desenvolver um programa nuclear pacífico, viajará ao Irã em maio, após a visita do presidente Mahmud Ahmadinejad ao Brasil, em novembro passado.

O governo brasileiro tem dito que não acredita que a aplicação de sanções ao Irã possa obter a modificação da política nuclear de Teerã, que os iranianos garantem ter objetivos pacíficos.

Esta postura "é um equívoco" por parte do Brasil, disse Valenzuela.

EUA: Brasil deve pressionar Irã a cumprir suas obrigações

Subsecretário americano para a América Latina, Arturo Valenzuela



Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir