Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-02-2010

Forte terremoto deixa mais de 300 mortos no Chile
Chilenos passam por pr�dio destru�do em Concepci�n
Forte terremoto deixa mais de 300 mortos no Chile
Foto: AP

O forte terremoto que atingiu o centro-sul do Chile neste s�bado deixou mais de 300 mortos, segundo o Escrit�rio Nacional de Emerg�ncia do pa�s. Por enquanto, n�o h� informa��o de que brasileiros tenham morrido no tremor, o maior do pa�s dos �ltimos 50 anos.

Segundo a presidente do Chile, Michelle Bachelet, o terremoto afetou ao menos 2 milh�es de pessoas. "Ainda n�o � poss�vel conhecer completamente a magnitude desta cat�strofe", disse ela. "Teremos � frente uma �rdua tarefa tanto para enfrentar a emerg�ncia como para a reconstru��o".

O tremor de 8.8. graus de magnitude provocou um tsunami no Oceano Pac�fico, o que deixou pa�ses asi�ticos, a Am�rica do Sul e o Hava� em alerta.

No Chile, o tsunami deixou cinco mortos e 11 desaparecidos na ilha de Robinson Cruso� e outros tr�s mortos no arquip�lago de Juan Fern�ndez.

O Hava� foi atingido pelo tsunami no in�cio da noite de s�bado (hor�rio de Bras�lia), mas as ondas chegaram a uma altura m�xima de um metro, menos que o esperado pelas autoridades (2,4 m). Por volta das 21h15, o alerta para o Hava� foi cancelado.

Neste momento, o alerta de tsunami est� em vigora para apenas dois pa�ses: Jap�o e R�ssia. A ag�ncia de meteorologia japonesa emitiu um alerta para ondas de tr�s metros na costa norte e alertou moradores para se refugiarem em terrenos elevados.

Na R�ssia, o alerta de tsunami levou � evacua��o dos habitantes do litoral da pen�nsula de Kamtchatka e das Ilhas Sakhalinas, onde s�o esperadas ondas de at� dois metros.

Destrui��o

O terremoto teve seu epicentro a 35km de profundidade, na regi�o de Bio Bio, a cerca de 320km ao sul de Santiago. Na capital chilena, o tremor arrancou varandas de edif�cios, derrubou pontes, deixou f�bricas em chamas e moradores desabrigados e sem eletricidade e sistema telef�nico. Al�m disso, pelo menos tr�s hospitais desabaram.

Em Concepci�n, cerca de 400 quil�metros ao sul de Santiago, o edif�cio do governo local desmoronou e pacientes estavam sendo transferidos dos hospitais. Fendas se abriram nas ruas da cidade, uma das mais atingidas pelo terremoto. "H� uma enorme quantidade de danos que n�o sabemos a exata dimens�o", afirmou a presidente do Chile, Michelet Bachelet.

"Intermin�vel"

Moradores das zonas atingidas pelo terremoto descreveram o tremor como "intermin�vel". Na capital chilena, relatos d�o conta de que os pr�dios tremeram entre 10 e 30 segundos.
"Eu vi os carros caindo e n�o sabia o que fazer. Estava sozinho aqui", disse Mario Riveros, seguran�a de uma f�brica em Santiago, parado junto a uma ponte que desabou. "Me deu vontade de chorar", acrescentou.

Elba Carrizo, 81 anos, disse que se salvou porque se abrigou embaixo de uma mesa. "Tudo veio para cima, todas as portas do edif�cio estavam quebradas", disse ela, que conseguiu sair de seu apartamento antes que o pr�dio desabasse, no bairro de classe m�dia de Maipu.

Depois do terremoto, mais de 60 tremores de intensidade vari�vel foram registrados em todo o pa�s, levando as autoridades chilenas a pedir aos moradores que permane�am em casa.

O aeroporto internacional da capital chilena foi fechado e deve permanecer inoperante at� �s 9h de segunda-feira. Os voos, quase todos de longa dist�ncia e na maioria procedentes de cidades dos Estados Unidos e Europa, s�o desviados para aeroportos na Argentina, principalmente para a cidade de Mendoza.

No Brasil, as companhias a�reas TAM e Gol informaram que cancelaram os voos com destino a Santiago. Segundo o chefe do aeroporto, Eduardo del Canto, as portas do terminal est�o quebradas e as paredes, rachadas. As pistas n�o foram abaladas, mas sem o pr�dio n�o � poss�vel operar, informou.

Brasileiros no Chile

Muitos brasileiros que est�o no Chile relataram momentos de tens�o. Morador de Embu (SP), Claudio Dias contou que ele e a mulher estavam dormindo em um hotel em Santiago quando o tremor os acordou. "A sensa��o era de que uma enorme locomotiva estava passando por cima do telhado, provocando um violento tremor", contou.

Johanna Helm, arquiteta de Porto Alegre (RS), decidiu se preparar para os abalos que se seguiriam. "As mochilas ficaram ao lado da porta, com telefones, dinheiro, �gua, tudo o que fosse necess�rio caso acontecesse algo mais grave depois", afirmou.

De acordo com o Minist�rio das Rela��es Exteriores (MRE), n�o h� informa��es sobre brasileiros mortos ou feridos na trag�dia. O terremoto, por�m, provocou abalos no pr�dio da embaixada brasileira. Localizado no centro hist�rico de Santiago, o pr�dio oferece risco de desabamento, por isso todos os funcion�rios foram retirados do local.

Em nota, o presidente Luiz In�cio Lula da Silva disse que manifesta "profunda preocupa��o com impacto do terremoto que abalou o Chile" e disse que "expressa sua disposi��o de prestar toda ajuda necess�ria ao pa�s e ao povo chileno".

Na tarde deste s�bado, um avi�o da For�a A�rea Brasileira (FAB) decolou de Bras�lia para Santiago levando autoridades do governo chileno. Entre eles est� o subsecret�rio de Justi�a do Chile, Jorge Toledo.

Segundo a FAB, brasileiros poder�o ser retirados do Chile neste avi�o, que n�o transporta ajuda. Por enquanto, por�m, n�o h� registro de passageiros.

Reflexos no Brasil

Moradores de cidades brasileiras tamb�m sentiram os efeitos do terremoto no Chile. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de S�o Paulo e Paran� receberam chamados durante a madrugada para verificar a ocorr�ncia de pequenos tremores. N�o houve registro de danos ou v�timas.

Segundo informa��es dos Bombeiros de S�o Paulo, moradores de Tatuap� e Mooca, na zona leste; Bela Vista, na regi�o central da cidade; e da avenida Paulista relataram terem sentido tremores.

No Paran�, o tremor foi sentido principalmente na cidade de Cascavel, no oeste do Estado, a aproximadamente 2,3 mil quil�metros do Chile. O Corpo de Bombeiros do munic�pio recebeu cerca de 50 liga��es de pessoas da regi�o central que mostravam-se muito assustadas.

Morador de Porto Alegre, Jorge Lewis contou ao iG que sentiu o tremor em sua casa de veraneio no minic�pio de Nova Tramanda� (RS). Ele e a mulher acordaram ao ouvir um barulho dentro da piscina. "A vis�o era incr�vel: a �gua se mexia toda sozinha, formava ondas, batia na lateral da piscina e era jogada fora com uma for�a que jamais vimos", relatou.

"Gigantesco"

O terremoto que atingiu o Chile foi muito mais poderoso que o de 7 graus de magnitude que devastou o Haiti em 12 de janeiro. O maior tremor ocorrido no Chile no s�culo 20 teve magnitude de 9.5 e atingiu a cidade de Vald�via, em 1960, deixando 1.655 mortos.

Para o sism�logo brit�nico Roger Musson, o terremoto deste s�bado foi "gigantesco". "Qualquer movimento acima de oito graus � um grande terremoto", acrescentou.

Forte terremoto deixa mais de 300 mortos no Chile

Chilenos passam por pr�dio destru�do em Concepci�n

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir