Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-03-2010

Obra da Praia Central em alerta com as águas de março
A mineira de Belo Horizonte Evelyn Romano, disse que está a cerca de 1 mês em Marataízes...
Obra da Praia Central em alerta com as águas de março
Foto: José Rubens Brumana

Diversas pessoas que caminham até a altura do Xodó e Lagoa Funda, na parte sul de Marataízes, alertaram a reportagem que parte da areia da praia, nas imediações dos dois primeiros enrocamentos de pedras onde começou o serviço de recuperação da praia Central através de jatos de areias que subiu o nível da praia em até 4 metros, foi destruída pelas fortes marés desse final de fevereiro.

A mineira de Belo Horizonte Evelyn Romano, disse que está a cerca de 1 mês em Marataízes e que frequenta a praia em frente ao Xodó, que para o seu espanto o tamanho da praia diminuiu drasticamente." A obra nem terminou e já apresenta esse problema. Fico com receio temos casa no bairro e essa obra é espetacular", enfatiza.

Um morador do local diz que cerca de 25 metros da praia já desapareceram." Tive que retirar as lixeiras que foram parar no mar", comentou. Em dois pontos da obra já é nítida o rebaixamento da areia e a diminuição da altura da praia. Em frente ao Xodó é o local mais atingido pela força das águas. Já se visualiza o mar entrando no enrocamento pela lateral.

O vendedor e antigo morador de Marataízes José Francisco Evangelista de Almeida usou uma expressão antiga para esse fenômeno: "o mar "levou" a areia e nem chegou as ressacas de março". Lembra.

Nesse final de semana nenhum engenheiro da firma que está realizando a obra se encontrava no local. Funcionários garantiram que nesses trechos serão recompostos o que foi destruído.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir