Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 03-03-2010

Farmácia Básica com 180 medicamentos em Marataízes
Pode não parecer, mas a farmácia básica de Marataízes é, atualmente, a maior farmácia do município
Farmácia Básica com 180 medicamentos em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Pode não parecer, mas a farmácia básica de Marataízes é, atualmente, a maior farmácia do município e possui um elenco de aproximadamente 180 medicamentos, entre eles anti-hipertensivos, antidiabéticos orais, insulinas, psicotrópicos, vitaminas, anti-helmínticos, antibióticos e contraceptivos. Vale lembrar que não são todos os tipos de
medicamentos que são distribuídos na farmácia básica. Existe uma lista definida pelo Governo Federal que cobre os medicamentos mais usados. Alguns medicamentos para hipertensão e diabetes são distribuídos nas próprias Unidades de Saúde e os usuários cadastrados já saem da consulta levando a medicação para casa.

Segundo o secretário de Saúde local Carlos Azevedo é atendidas, em média, 200 pessoas por dia, numa área ainda improvisada. Porém, com a mudança para a nova sede da prefeitura, uma boa área já está sendo reservada para a farmácia básica, num espaço mais adequado
e humanizado, com prioridade para pessoas com necessidades especiais,
idosos e gestantes.

O secretário disse, ainda, que seria muito bom que o município tivesse recursos para arcar com todo tipo de medicamentos que a população necessita, mas infelizmente, essa não é a realidade de Marataízes.

Outras áreas como a manutenção das Unidades de Saúde, Pronto Atendimento Municipal (PAM) e Pronto Socorro do Hospital Santa Helena exigem recursos fundamentais para o atendimento da população.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir