Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 03-03-2010

REVITALIZAÇíO DA CULTURA DO ABACAXI
Itapemirim sedia entrega de 50.000 mudas de abacaxi da variedade Vitória
REVITALIZAÇíO DA CULTURA DO ABACAXI
Foto: Assessoria Municipal de Comunicação - PMI

O Município de Itapemirim sediou na manhã desta quarta-feira (24), a entrega de 50.000 mudas de abacaxi da variedade Vitória, as Secretarias Municipais de Agricultura de Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy. As mudas foram adquiridas pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (SEAG) e fazem parte das ações do Governo do Estado para fortalecer a fruticultura capixaba.

A assinatura do termo de parceria aconteceu no auditório do Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, e contou com a participação da Prefeita Municipal de Itapemirim Norma Ayub Alves, o Presidente do Incaper Evair Vieira de Melo, Secretários Municipais, servidores do IDAF e Incaper, lideranças rurais e representantes de cooperativas e associações.

O objetivo do investimento é revitalizar as lavouras da fruta e melhorar as condições e o custo de produção na região. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Itapemirim, Ary Moreira, "a nova variedade vai revolucionar a cultura do abacaxi, já que apresenta características de boa produtividade e é resistente à fusariose, principal doença que atinge as lavouras e dizima a produção,".

De posse das mudas, as prefeituras atuarão para garantir o desenvolvimento inicial para repasse aos produtores. "Itapemirim é um município com forte potencial agrícola. As 20.000 mudas que recebemos, por meio da constante parceria com o Governo do Estado, representam a expectativa de um cenário de novas oportunidades para o cultivo do abacaxi em nossa região", ressaltou a Prefeita Municipal de Itapemirim.

Abacaxi Vitória
O abacaxi ‘Vitória’ foi lançado em 2006 na Fazenda Experimental do Incaper, em Sooretama, após 10 anos de pesquisa. Suas principais características são frutos com 1,5 kg, ausência de espinhos nas folhas e coroa pequena, o que facilita os tratos culturais. A variedade pode ser destinada tanto para o mercado de consumo in natura quanto para a agroindústria. Além disso, seus frutos apresentam polpa branca e um elevado teor de açúcares, o que lhe confere sabor e doçura inconfundíveis.

Obtido a partir da seleção e do cruzamento de híbridos desenvolvidos pela Embrapa, o ‘Vitória’ apresenta como principal característica a resistência à fusariose, doença que provoca perdas de até 40% na produção, ameaçando praticamente todo o território nacional.
Com este novo cultivo, os custos de produção das lavouras de abacaxi são bem inferiores, pois não há necessidade da aplicação de fungicidas para o controle da doença, aumentando a competitividade do setor e trazendo benefícios ao meio ambiente e à saúde dos produtores e consumidores.

Aline Machado
Jornalista

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Itapemirim
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir