Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-03-2010

Casas afetadas pela ressaca podem desabar em Marataízes
Os moradores alegam que estão no local há décadas e que a prefeitura poderia fazer uma obra de contenção da maré
Casas afetadas pela ressaca podem desabar em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

Cerca de 30 casas que ficam próximas a Praia da Colônia, em Marataízes, estão danificadas e outras podem desabar a qualquer momento. Pelo menos três estão com suas estruturas totalmente destruídas e corre o risco de desabamento. Os moradores estão apavorados com o começo da ressaca, nesse mês de março. Esse fenômeno acontece nessa época no litoral onde as ondas e o mar fica mais revoltos e a maré sobe. "Moro aqui a mais de 50 anos e onde estou (praia), era o quintal de meu tio que consertava barcos aqui. Logo ali era uma duna e tinha muitas árvores", lembra o aposentado Geraldo Carvalho 63 anos, morador do local. Relata ainda que os moradores vivem em pânico e que esse ano a ressaca está mais forte, vai até o local onde existia uma árvore frondosa que se encontra só no toco.

O morador Oliveira Carvalho, 46 anos, assegura que tem dormido na calçada com vários moradores desde que começou a ressaca. "Parece um terremoto quando as ondas batem na parede de minha casa". Ele vive com a família no terceiro andar de um sobrado a beira mar. Ressalta que se tivesse outro local de moradia sairia dali.

"As pessoas invadiram essa área que era de praia agora o mar está "cobrando" a sua parte", comentou um morador que pede para não ser identificado.

Os moradores alegam que estão no local há décadas e que a prefeitura poderia fazer uma obra de contenção da maré. "Como estão sendo feito na Praia Central", sugeriu uma comerciante. O secretário de Obras Rogério Santana e o prefeito Jander Nunes Vidal precisam prestar solidariedade com os moradores e traçar um plano emergencial para o local.

Confira as fotos:





















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir