Categoria Economia  Noticia Atualizada em 07-03-2010

Fim do IPI na linha branca não reduz vendas
O fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para venda de fogões, geladeiras, lavadoras e micro-ondas parece não ter assustado os consumidores
Fim do IPI na linha branca não reduz vendas
Foto: http://www.dgabc.com.br

Paula Cabrera

O fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para venda de fogões, geladeiras, lavadoras e micro-ondas parece não ter assustado os consumidores. Um mês após o cancelamento do benefício fiscal nos produtos da linha branca, varejistas ainda não sentiram a queda na saída dos produtos.

Na região, o índice de vendas segue igual ao registrado em janeiro, antes do fim da desoneração. Já o Grupo Pão de Açúcar (dono das marcas Extra, CompreBem, Ponto Frio e Sendas) aponta crescimento de 20% na procura pelos itens.

Parte dos lojistas acreditam que a manutenção dos preços dos produtos que ainda estavam no estoque auxiliaram no índice de vendas. O gerente de compras da Coop, Edson Rodrigues, por exemplo, atesta que os valores dos itens oscilaram muito perto do fim deste mês. "Não houve queda nas vendas. Mantivemos, até o momento, muitos preços. Estamos recebendo novos produtos, com nota cheia e vamos verificar como ficará a partir de agora", diz.
No entanto, o gerente conta que a corrida dos clientes em janeiro para garantir o benefício fiscal na compra de refrigeradores acabou com os estoques da loja, que repostos, saíram com a mesma facilidade. "Resolvemos deixar no mesmo patamar de 2009. Agora, acabando o estoque, pode ser que comece as alterações", explica.

Para não desacelerar a saída dos itens, grandes redes, como o Carrefour, têm apostado em manter os preços antes do fim da desoneração ou em promoções. Em nota, a empresa diz que "os clientes contam ainda com condições de pagamento diferenciadas nas compras, que podem ser parceladas em até 15 vezes sem juros para a linha branca".

Extra e Ponto Frio, duas das marcas do Grupo Pão de Açúcar, cresceram 20% nas vendas desses eletrodomésticos, quando comparados a fevereiro do ano passado, época em que o governo ainda não havia anunciado a redução do imposto.

Procurados, Magazine Luiza, Casas Bahia e Walmart informaram ainda não ter dados consolidados sobre as vendas de fevereiro. A Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos) e o IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo) não se pronunciaram sobre o assunto.

Fim do IPI na linha branca não reduz vendas

O fim do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) reduzido para venda de fogões, geladeiras, lavadoras e micro-ondas parece não ter assustado os consumidores

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir