Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-03-2010

Ahmadinejad critica presença da Otan no Afeganistão e faz piada com Gates
Hamid Karzai (E) e Mahmud Ahmadinejad ouvem os hinos nacionais do Afeganistão e do Irã em Cabul
Ahmadinejad critica presença da Otan no Afeganistão e faz piada com Gates
Foto: AFP

CABUL — A presença das forças internacionais no Afeganistão não é uma solução que levará paz ao país, afirmou nesta quarta-feira em Cabul o presidente do Irã, Mahmud Ahmadinejad, antes de ironizar o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, que também está no Afeganistão, ao perguntar o que ele faz a 12.000 km de casa.

"Não vemos a presença das forças militares estrangeiras como uma solução para levar paz ao Afeganistão", declarou Ahmadinejad, horas depois de desembarcar em Cabul, em uma entrevista coletiva ao lado do colega afegão Hamid Karzai.

"A solução passa pelo controle da situação por parte do governo legal do Afeganistão", acrescentou.

"O Irã não desempenha um papel na insegurança no Afeganistão. Sempre estivemos ao lado do governo e do povo afegãos para a segurança no Afeganistão", destacou.

Teerã já pediu várias vezes a retirada das forças americanas e estrangeiras do Afeganistão, sob a alegação de que a presença dos militares estimula a resistência dos talibãs.

A visita de Ahmadinejad representa o primeiro encontro entre os dois chefes de Estado desde a reeleição de Karzai em 2009.

O presidente iraniano, grande inimigo e crítico de Washington, faz a viagem no momento em que o secretário de Defesa dos Estados Unidos se encontra no Afeganistão desde segunda-feira.

Quando um jornalista pediu que comentasse as declarações de Gates, que acusa o Irã de jogo duplo no Afeganistão, o líder iraniano sorriu e respondeu: "A questão, na verdade, é: o que ele faz nesta região?".

"O senhor está a 12.000 km, no outro lado do planeta. (...) O que o senhor faz aqui? É um assunto sério", disse Ahmadinejad durante a entrevista coletiva conjunta com Karzai, que se reuniu com Gates há dois dias.

"O senhor está aqui para deter os terroristas? Se está aqui por outro motivo, deve ter a coragem de reconhecer", ironizou.

Em junho de 2009, Gates acusou o Irã de desempenhar um papel duplo no Afeganistão por se considerar amigo do governo afegão, ao mesmo tempo em que fornecia armas aos insurgentes que atacam os soldados da Otan.

O presidente iraniano acusou, sem citar, o governo dos Estados Unidos de utilizar o terrorismo como "desculpa" para justificar a presença no território afegão.

"Eles os planejaram, deram dinheiro, forneceram apoio de inteligência", declarou, em referência aos talibãs e a Al-Qaeda.

Questionado sobre a presença de Ahmadinejad na capital afegã, Gates afirmou nesta quarta-feira que os Estados Unidos desejam que o Afeganistão tenham "boas relações" com todos os vizinhos.

Os Estados Unidos lideraram a coalizão internacional que no fim de 2001 derrubou o regime talibã no Afeganistão. Desde então, os extremistas protagonizam uma violenta insurreição.

Apesar do antagonismo, tanto Teerã como Washington têm o interesse comum de impedir o retorno ao poder dos talibãs, movimento extremista sunita - hostil tanto aos ocidentais como aos xiitas iranianos - que governou o Afeganistão de 1996 a 2001, antes de ser expulso do poder pela coalizão militar internacional criada após os atentados de 11 de setembro.

No sábado, segundo a imprensa estatal iraniana, Ahmadinejad chamou os atentados de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos de "grande mentira", que serviu de pretexto para a invasão do Afeganistão.

O Irã tem relações estreitas com o Afeganistão e recebeu milhões de refugiados afegãos expulsos pelos incessantes conflitos no país nos últimos 30 anos.

Ahmadinejad critica presença da Otan no Afeganistão e faz piada com Gates

Hamid Karzai (E) e Mahmud Ahmadinejad ouvem os hinos nacionais do Afeganistão e do Irã em Cabul


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir