Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-03-2010

Vigia de obra do "piscinão" do Alemão é baleado
O "piscinão" fica na Serra da Misericórdia, no alto do conjunto de favelas do Alemão
Vigia de obra do
Foto: Carolina Lauriano / G1

Carolina Lauriano

No mesmo dia em que técnicos do governo do estado fizeram uma vistoria no "piscinão" do Alemão, na manhã desta quarta-feira (10), o vigia de obra Josimar Batista Andrade, de 28 anos, foi baleado na mão e será submetido a uma cirurgia no Hospital estadual Getúlio Vargas, na Penha, no subúrbio do Rio.

A Lafarge, empresa que administra uma pedreira no Alemão, informou que suspendeu a operação na unidade nesta tarde, "em função de novo incidente de violência envolvendo um empregado de empresa prestadora de serviço".

De acordo com a Secretaria estadual de Saúde, Josemar Batista de Andrade, de 28 anos, está estável, lúcido e orientado. Ele foi atingido na mão e está sendo avaliado e medicado no Hospital estadual Getúlio Vargas.

Ainda de acordo com a nota da Lafarge, "a empresa está entrando em contato com as autoridades do estado para discutir soluções que garantam que seus empregados possam retomar as atividades na unidade com segurança".

Funcionária da Emop ouviu tiros
Uma funcionária da Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio (Emop) afirmou que após a vistoria ouviu dois tiros no local.

O comandante do 16º BPM (Olaria), tenente-coronel Antônio Jorge, afirmou que não houve operação da unidade no local nesta quarta-feira. Ele disse que as viaturas que percorreram o local nesta quarta seriam do 3º BPM (Méier).

Já o comandante do 3º BPM (Méier), tenente-coronel Álvaro Moura, informou que houve uma troca de tiros entre policiais e traficantes no início da tarde, próximo ao Morro do Alemão.

Segundo ele, duas viaturas faziam patrulhamento de rotina na Estrada Velha da Pavuna, na altura de Inhaúma, quando foram avisadas por pedestres sobre um homem armado com uma pistola numa moto. Os policiais iniciaram uma perseguição e entraram numa rua próxima, onde encontraram traficantes armados em outras motos. Houve intensa troca de tiros, mas os criminosos conseguiram fugir. Ainda segundo o comandante, nenhum policial ficou ferido.

Setor de inteligência vai apurar caso
O comandante informou, ainda, que não tem como afirmar que o vigilante foi atingido por uma bala que partiu do confronto entre os policiais do batalhão e traficantes, mas que o setor de inteligência está trabalhando para apurar mais informações sobre o caso. A ocorrência foi registrada na 44ª DP (Inhaúma).

No dia 7 de fevereiro, três funcionários foram mortos por traficantes da favela ao chegar para trabalhar. Um quarto funcionário da empresa que explora a pedreira na comunidade conseguiu fugir após se fingir de morto.

Uma vistoria foi feita no local na manhã desta quarta por técnicos do governo do estado, que estudam a ideia de transformar o "piscinão" do Alemão, no subúrbio do Rio, em área de lazer para a comunidade, através das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Mas o presidente da Emop, Ícaro Moreno Junior, já adiantou, nesta quarta-feira, que as possibilidades são remotas devido, principalmente, à dificuldade de acesso.

"A acessibilidade aqui é muito difícil. Não adianta ter um PAC isolado, tem que ter um PAC que integre com a cidade", disse Ícaro. Ele ressaltou que a área está em plena atividade e é privada.

"Já estou conversando com a Lafarge (empresa que administra uma pedreira no Alemão), mas não posso dizer que a gente vai viabilizar", explicou o presidente do Emop.

O "piscinão" fica na Serra da Misericórdia, no alto do conjunto de favelas do Alemão. Com água cristalina, ele teria sido formado pela água da chuva, continua no local. A água, segundo Ícaro, está sendo drenada através de três bombas.

"A população do Alemão veio para cá, começou a se divertir nessa área, começou muito calor e toda a água parada as pessoas vêm. E é uma área bucólica, isso aqui é um cenário de filme", disse.

Origem da água ainda é incerta
A origem definitiva da água, segundo Ícaro, será revelada pelo Instituto estadual do Ambiente (INEA), que informou ainda não ter uma data para ir ao local.

"Segundo o que a Lafarge falou é água da chuva. E eu penso que é uma área grande, de 1,5 hectares recebendo chuva e tem uma profundidade grande, de 10 a 15 metros. Mas não posso afirmar que não há lençol freático aqui embaixo. Penso que não. Isso tudo aqui é rocha", definiu ele.

De acordo com o presidente da Emop, a Lafarge alegou que quando chove a água é retirada, mas nesse verão a quantidade de chuva foi maior do que a capacidade de drenagem da empresa. Ainda segundo ele, a empresa já foi orientada a aumentar a capacidade de escoamento.

Vigia de obra do "piscinão" do Alemão é baleado
Josimar Batista, de 28 anos, foi atingido na mão e passará por cirurgia.
Empresa Lafarge afirma que obras estão suspensas no local.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir