Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-03-2010

Marataízes na Prevenção da Cegueira Infantil
A catarata congênita ou adquirida antes dos 10 anos deve ser tratada o mais rápido possível para se evitar futuros danos a visão
Marataízes na Prevenção da Cegueira Infantil
Foto: www.cuidardebebe.com

A catarata congênita é uma doença grave que afeta o cristalino do olho e que pode comprometer a visão ainda na gestação do feto. Infecções intra- uterinas, exposição da gestante a raios X e a herança genética são as principais causas desse problema.

A catarata congênita ou adquirida antes dos 10 anos deve ser tratada o mais rápido possível para se evitar futuros danos a visão. Nesse sentido, a Prefeitura Municipal de Marataízes implantou o PROJETO LUZ , que através do exame do reflexo vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, faz um diagnóstico precoce da doença. Em 2009, das 14 escolas visitadas, foram examinados 322 alunos e 32 encaminhados para tratamento gratuito.

A Prefeitura Municipal de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Saúde , convoca a população para a campanha ABRA OS OLHOS Á CEGUEIRA INFANTIL.

Se você tem dúvidas sobre o assunto ou deseja realizar o teste do olhinho em crianças menores de cinco anos, compareça na próxima sexta feira, dia 12 de março, das 14 às 17 horas, na Av.Rubens Rangel nº 222, próximo à antiga Casa do Artesão, onde o oftalmologista
Dr.Luciano Gonçalves estará atendendo.

Saiba Mais

A catarata congênita ocorre em 0.4% dos bebês e é uma importante causa de cegueira infantil, especialmente nos países em desenvolvimento. Já nos países de primeiro mundo, a maior causa da catarata congênita é genética. No teste do olhinho em um bebê com catarata congênita, o reflexo vermelho não será visto de maneira clara ou uniforme.

O teste do olhinho ou teste do reflexo vermelho é de grande importancia para identificar potenciais causas de anormalidades na visão, que podem provocar a cegueira, mas se forem detectadas precocemente e tatadas a tempo, podem ser evitadas. O diagnóstico precoce de doenças que comprometem a saúde visual permite um tratamento efetivo.

Neste exame é observado o reflexo vermelho dos dois olhos simultaneamente e é realizado com uma lanterninha e um oftalmoscópio. A lanterna é para o exame externo de pesquisa dos reflexos fotomotores e o oftalmoscópio para a pesquisa do reflexo vermelho simultâneo dos dois olhos. Se for notado um reflexo diferente entre os dois olhos ou a presença de opacidade, esta criança deverá ser encaminhada a um oftalmologista o mais rápido possível. Como é um teste muito importante na vida de seu filho, não deixe de realizá-lo!

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Ivilisi Soares Azevedo    |      Imprimir