Categoria Maratimbando  Noticia Atualizada em 15-03-2010

Maratimbando:15/03/2010
Veja as fotos
Maratimbando:15/03/2010
Foto: Arquivo Maratimba.com

Centro de Marataízes, em 1964, quando ainda guardava todo o seu bucolismo de uma praia preservada. Essa foto mostra o que é hoje o Hotel Dona Balbina rumo a praia.








Palácio das Águias, em 1945, obra arquitetônica única de um áureo tempo de esplendor econômico e social.

Recuperar a história é ter uma luz no fim do túnel para o futuro. Mas, que a luz não seja de um trem.



Trapiche dos Soares, foto tirada em 1942, como era bonito nosso patrimônio destruído.



Estação ferroviária em Marataízes, no ano de 1949.



Essa outra foto é uma visão panorâmica da Praia Central, em 1982.Logo depois começaram as invasões dentro dos limites litorâneos.


Marolando

A administração municipal está reformando o antigo Palácio das Águias e vem mais reforma esse ano. Ponto para a história e ao prefeito Jander Nunes Vidal.

Quem está emocionada particularmente pela reforma do antigo casarão de sua família é a psicóloga Ivilisi Soares Azevedo, que doou junto com herdeiros o Palácio das Águias a municipalidade no mandato do prefeito Ananias Vieira.

O busto do nosso herói Domingos José Martins, foi remodelado e se encontra na praça, que leva seu nome na Vila do Itapemirim. A secretária Marcinha Salles e o artista plástico Vilson Coutinho, que fez a obra estão rindo aos quatro cantos.

A coisa está preocupante. Se o inverno não for chuvoso. A situação na região será catastrófica para a agricultura. O tempo seco se estenderá até outubro.

O Hospital e Maternidade Santa Helena, agora administrado pelo Evangélico, deu uma maior tranquilidade aos munícipes da região.

O secretário Anselmo Tosse, em seu discurso falou que a tendência é acabar com os ditos "Postinhos", e em seu lugar construir um, digamos, mais moderno e completo. O secretário deveria ir ao "Postinho", da Barra do Itapemirim. Tudo funciona. Até tem ar condicionados e cinco banheiros limpos. Pacientes esperam sem fila. É só tratar o paciente (antigos postinhos) com carinho e modernidade.

Por falar em discurso, todos os políticos agora tem seu segundo município do coração: o dele é mais nos que estiver presente.

Pior são esses cantores que vem ao nosso diminuto Estado realizar três shows numa noite. Teve um cara de pau em Marataízes que falava a todo momento: obrigado Guarapari...

Meu abraço e admiração ao "Menestrel de Marataízes" compositor e cantor David Babin.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir