Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-03-2010

Jobim diz que franceses têm vantagem na disputa sobre caças
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores do Senado, no dia 03 de fevereiro.
Jobim diz que franceses têm vantagem na disputa sobre caças
Foto: José Cruz/ABr

Eduardo Bresciani

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quinta-feira (18) que os franceses tem vantagem na disputa pelo fornecimento de caças para a Força Aérea Brasileira (FAB). Jobim disse que a decisão de seu ministério será tomada em 20 dias e enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que definirá a questão. O ministro esteve na presidência do PMDB para discutir o programa de governo que o partido pretende lançar no dia 8 de maio.

Jobim atribuiu a vantagem aos franceses ao comentar que a FAB considerou satisfatória a proposta dos três países que disputam a concorrência: França, Suécia e Estados Unidos. "A FAB diz que os três são satisfatórios, então o que pesa é a transferência de tecnologia e a redução da dependência". Questionado se este quesito daria vantagem para a França, Jobim concordou: "Neste sentido, sim".

Na concorrência, o Brasil irá escolhe entre três propostas: os caças Grippen, suecos, os F-18, norte-americanos, e os Rafale, franceses. O Brasil pretende comprar 36 unidades.

Segundo Jobim, o trabalho do ministério da Defesa estará concluído em 20 dias. A pasta vai enviar a Lula uma exposição de motivos para justificar a escolha por um dos três modelos.

Jobim diz que franceses têm vantagem na disputa sobre caças
Ministro da Defesa diz que pasta concluirá trabalho em 20 dias.
Brasil escolhe caças entre modelos da França, da Suécia e dos EUA.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir