Categoria Educação  Noticia Atualizada em 19-03-2010

Inclusão Escolar
Para proporcionar um atendimento de qualidade, onde se busca encurtar as distancias...
Inclusão Escolar
Foto: José Rubens Brumana

Para proporcionar um atendimento de qualidade, onde se busca encurtar as distancias e ultrapassando as barreiras lingüísticas que separam o "mundo" de surdos e ouvintes, a escola estadual de ensino fundamental e médio "Domingos José Martins" conta desde 2007 com o trabalho de interpretes educacional para alunos surdos e deficientes auditivos, usuários da LIBRAS-Lingua Brasileira de Sinais. Informou a diretora do educandário Heloisa Valli Bittencourt. Explicou ainda que a Secretaria Estadual de Educação tem mantido os profissionais em toda a rede. Em resposta a política publica inclusivas implantadas no país, que umas das mais modernas no cenário internacional.

A diretora ressalta que as propostas auxiliam tanto professores como os demais profissionais da educação no dia a dia nas unidades escolares. Fruto da luta da própria comunidade surda, esse atendimento embora, minimize a distancia ainda esta longe de ser ideal, que seriam "todos" os docentes tivessem o conhecimento da língua de sinais.

Os alunos de uma quinta série onde estudam dois inclusivos, ao serem consultados disseram que a interprete ajuda muito, pois os professores às vezes não conseguem falar de perto com eles dificultando o seu entendimento dos conteúdos.

Segundo a pedagoga Julia Carneiro, a escola pensa em revisar oficinas de libras para alunos e professores estreitar e interagir com os alunos surdos no contexto escolar.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir