Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-03-2010

Em dia de votação, Câmara inicia debates sobre reforma da saúde nos EUA
Congressistas republicanos chegam para a sessão que culminará na votação da reforma do sistema de saúde, no Capitólio, em Washington, neste domingo(21).
Em dia de votação, Câmara inicia debates sobre reforma da saúde nos EUA
Foto: AFP PHOTO/YURI GRIPAS

A Câmara de Representantes dos Estados Unidos iniciou neste domingo (21) os primeiros debates do dia em torno de uma votação considerada crucial para o governo Obama: a reforma do sistema de saúde proposta pelo presidente norte-americano.

O debate formal começou oficialmente por volta das 15h (horário de Brasília), e deve se prolongar até a hora da votação, programada para acontecer em algum momento entre o fim da tarde e começo da noite deste domingo.

Durante a sessão, os parlamentares, um a um, vão se pronunciando sobre o projeto de lei que foi aprovado no dia 24 de dezembro, com algumas emendas solicitadas pela câmara baixa.

A Casa votará a versão aprovada pelo Senado e que, se aceita, será lei assim que Obama assiná-la. A Câmara também colocará em votação um segundo pacote de revisões da medida, pedido pelos democratas.

Se a Câmara aprovar as mudanças no pacote do Senado, os senadores colocarão o projeto em votação na próxima semana e uma maioria simples de 100 membros aprova a legislação.

Na véspera, Obama fez um apelo aos congressistas democratas para que aprovem a reforma, em votação que ele definiu como "histórica": "Vocês têm a chance de cumprir bem as promessas que fizeram", disse.

Mais cedo, líderes democratas afirmaram que o partido já garantiu os 216 votos necessários para a aprovação da reforma.

O texto de lei permitirá garantir a cobertura médica para 32 milhões de americanos que não têm nenhum plano de saúde. O objetivo é cobrir 95% dos americanos com menos de 65 anos; os mais velhos já são atendidos pelo sistema Medicaire.

Enquanto os debates acontecem, centenas de manifestantes protestam do lado de fora do Capitólio aos gritos de "Kill the Bill" (algo como matem o projeto, em português).

Muitos entraram no local e ficaram passeando pelos corredores para segurar os deputados e, de alguma forma, atrapalhar os procedimentos da Câmara.

O Partido Democrata tem a maioria tanto na Câmara dos Representantes quanto no Senado, mas o projeto de Obama é ameaçado por resistências dentro de seu próprio partido.

No opositor Partido Republicano, é unânime o rechaço ao projeto de Obama. Os republicanos dizem que ele é caro demais e que representaria o controle de uma grande parte da economia do país pelo governo.

Marsha Blackburn, representante republicana, denunciou democratas por comemorarem uma legislação que, segundo ela, traria dependência do governo federal e a morte da liberdade.

Em dia de votação, Câmara inicia debates sobre reforma da saúde nos EUA
Projeto de lei precisa receber apoio de 216 congressistas.
Reformulação é uma das principais promessas de campanha de Obama.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir