Categoria Geral  Noticia Atualizada em 23-03-2010

Questão dos royalties chegará ao STF, diz Gilmar Mendes
Emenda divide recursos da exploração de petróleo entre todos os estados. A medida prejudica estados produtores, como Rio e Espírito Santo.
Questão dos royalties chegará ao STF, diz Gilmar Mendes
Foto: http://blog.globalbx.com/wp-content/uploads/2009/05/fr



O presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, afirmou nesta terça-feira (23) que a disputa sobre os royalties do petróleo chegará à mais alta corte do país. A Câmara aprovou recentemente uma emenda que divide os recursos da exploração de petróleo entre todos os estados e municípios por critérios dos fundos de participação.

A medida prejudica estados produtores, como Rio de Janeiro e Espírito Santo. "Essa questão chegará ao Supremo de uma forma ou de outra", disse Mendes.

Ele destacou que a forma de distribuição proposta na emenda é inconstitucional. A emenda prevê a distribuição pelos fundos de participação. "Chamei a atenção que a emenda Ibsen atenta-se ao critério do Fundo de Participação dos Estados, que o Supremo considera inconstitucional", destacou Mendes.

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou nesta segunda-feira (22) todos os líderes da base aliada no Senado para discutir a votação dos quatro projetos que criam o novo marco regulatório de exploração de petróleo na camada pré-sal. O presidente está preocupado com a disputa entre os estados por conta da questão dos royalties.

Chamei a atenção que a emenda Ibsen atenta-se ao critério do Fundo de Participação dos Estados, que o Supremo considera inconstitucional"


Emenda divide recursos da exploração de petróleo entre todos os estados.
A medida prejudica estados produtores, como Rio e Espírito Santo.
Questão dos royalties chegará ao STF, diz Gilmar Mendes

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir