Categoria Moda  Noticia Atualizada em 24-03-2010

SUCESSO TOTAL, DESFILE DE MODAS DAS “FILHAS DE CANAí”
A comunidade de Nova Canaã, em Marataízes, compareceu nesta segunda-feira (15), às 19 horas,...
SUCESSO TOTAL, DESFILE DE MODAS DAS “FILHAS DE CANAí”

A comunidade de Nova Canaã, em Marataízes, compareceu nesta segunda-feira (15), às 19 horas, na quadra da escola do município, para assistir ao primeiro desfile da grife "Filhas de Canaã". As 18 designers, que também atuaram como modelos, são agricultoras familiares da região que participaram de um curso de corte, costura e modelagem organizado pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento , Aquicultura e Pesca.

Foi um sucesso e superou expectativas", assim a funcionária do Incaper de Marataízes e coordenadora deste Projeto, Márcia Bassani, descreveu o evento. Segundo ela, todas as peças apresentadas no desfile já foram comercializadas e o grupo já recebeu novas encomendas.

Estavam presentes no evento o presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; o chefe do Centro Regional Sul Caparaó do Incaper, Gilson Tofano; a representante do Senar no Espírito Santo, Tereza Zago; o presidente do Sindicato Rural de Itapemirim e Marataízes, Luciano Henriques, Representantes da P.M.M, técnicos do INCAPER e os moradores da comunidade e localidades vizinhas.

De acordo com Evair de Melo, o objetivo do evento é divulgar a produção dessas mulheres e contribuir para que dentro de algum tempo as roupas produzidas pela grife "Filhas de Canaã" estejam nas prateleiras das melhores lojas da região.

A satisfação também foi confirmada pela coordenadora do grupo, Joelma da Silva Campos, que estava com um vestido preto de sua autoria. Para ela, muito mais do que renda e emprego, o curso foi como uma terapia. "A convivência e a aprendizagem proporcionaram o bem estar e elevaram a autoestima do grupo, que agora é composto de mulheres empreendedoras", conta.
Durante o curso, ministrado pela profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Olga Semprine, foram confeccionadas 35 peças para comercialização, sendo que 18 foram selecionadas para o desfile. Para tanto, o grupo participou de 120 aulas de acabamentos em geral, teoria e harmonia das cores, tendências, criatividade e moda, entre outros tópicos. Além disso, foram utilizadas revistas de moda e realizadas pesquisas sobre os estilos em alta no mercado.

Na passarela desfilaram as próprias designers - com as roupas confeccionadas por elas mesmas - e também filhas e sobrinhas das participantes do curso. Além disso, no local houve uma exposição com colchas e almofadas, também produzidas durante o curso, além da formatura das mesmas nos dois cursos: Associativismo e Corte e Costura.

Mais fotos:



















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir