Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-03-2010

Presidente da Rússia defende reforma nas leis contra terrorismo
Dmitri Medvedev disse que país precisa melhorar funcionamento de tribunais
Presidente da Rússia defende reforma nas leis contra terrorismo
Foto: http://noticias.r7.com/internacional/noticias/presiden


O presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, defendeu nesta terça-feira (30) mudanças nas leis contra o terrorismo para prevenir atentados como os que mataram 39 pessoas no metrô de Moscou, nesta segunda-feira (29).
Medvedev disse que a legislação atual precisa de aperfeiçoamento:

- Acho que é preciso prestar mais atenção no aperfeiçoamento da legislação destinada a prevenir o terrorismo, inclusive referente ao trabalho de quem investiga esses crimes.

Para o presidente russo, é preciso melhorar o funcionamento dos tribunais no momento de aplicar os artigos do código penal relativos ao terrorismo.

Medvedev também destacou a necessidade de aumentar a segurança dos cidadãos no transporte público e em locais que concentram grandes quantidades de pessoas:

- Estamos abalados com as pessoas que perderam a vida em consequência dos atentados terroristas. Essa foi uma tragédia horrível, um crime.

O líder russo visitou na noite de segunda-feira (29) a estação de Lubyanka, um dos locais dos atentados, onde deixou flores em homenagem às vítimas da primeira explosão.

Medvedev disse que os terroristas são animais e afirmou que todos serão liquidados da mesma forma que foram os responsáveis por outros atentados na Rússia.

O diretor do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, antiga KGB), Alexander Bortnikov, disse que os atentados ao metrô de Moscou foram provavelmente executados por grupos terroristas vinculados aos insurgentes do Cáucaso, no que pode ser entendido como uma referência aos rebeldes separatistas da Tchetchênia.

Bortnikov afirmou que, embora o governo ainda esteja investigando a responsabilidade pelos ataques, a hipótese mais provável aponta para os separatistas:

- Segundo a versão preliminar, os atentados foram cometidos por grupos terroristas vinculados à região do Cáucaso Norte. Privilegiamos esta versão.
Explosões atingiram estações centrais

As duas explosões no metrô com um intervalo de cerca de 30 minutos. A primeira delas atingiu a estação Lubyanka, no centro de Moscou, perto da sede do FSB. A segunda detonação ocorreu na estação de Park Kultury, também na região central.

Ambas as explosões, segundo dados preliminares, foram obra de mulheres suicidas, informou o FSB em comunicado citado pela agência Interfax.


Dmitri Medvedev disse que país precisa melhorar funcionamento de tribunais
Presidente da Rússia defende
reforma nas leis contra terrorismo


Fonte: R7
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir