Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-03-2010

ONU em busca de 11 bilhões dólares para reconstruir o Haiti

ONU em busca de 11 bilhões dólares para reconstruir o Haiti
Foto: http://ambientequalvida.blogs.sapo.pt/arquivo/Onu.jpg


Nações Unidas, 31 mar (Prensa Latina) Representantes de quase 140 países estão em busca hoje, nas Nações Unidas, de recursos para o financiamento da reconstrução do Haiti num montante estimado em 11 bilhões e 500 milhões de dólares em 10 anos.

E a curto prazo de 18 meses há que cobrir necessidades de 3 bilhões e 800 milhões, segundo as cifras que discute uma chamada Conferência Internacional de Doadores para o Novo Futuro do Haiti, convocada pela ONU.

Esse país caribenho foi devastado no dia 12 de janeiro deste ano por um terremoto que ocasionou 222 mil 570 mortes, 311 mil feridos, 869 desaparecidos, 1 milhão e 300 mil pessoas sem moradia e mais de 766 mil deslocadas e danos no valor de 7 bilhões 754 milhões de dólares.

A reunião da ONU tem sobre a mesa um Plano de Ação Nacional para a Recuperação e o Desenvolvimento do Haiti, apresentado pelo presidente haitiano, René Preval.

A premissa inicial do documento sustenta que a reconstrução desse país não significa retornar à situação anterior ao terremoto, mas sim criar as condições para acabar com as causas estruturais do subdesenvolvimento.

Antes do encontro desta quarta-feira também se escutaram vozes que clamam para que o fortalecimento das instituições haitianas façam parte das maiores prioridades no processo de reconstrução nacional.

A lista de participantes do fórum está encabeçada por Preval e seu premiê, Jean Max Bellerive, o ex-presidente dos Estados Unidos e enviado especial da ONU para o Haiti, William Clinton, e a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton.

Junto com Preval estão os titulares do Senado, Kelly Bastien, e da Câmara de Deputados, Louis Jeune, o ministro de Economia, Ronald Beaudin, o governador do Banco Central, Charles Castel, e o prefeito de Porto Príncipe, Jean Yves Jason.

Também assistem enviados dos bancos Mundial, Interamericano de Desenvolvimento e Caribenho de Desenvolvimento e do Fundo Monetário Internacional e representantes do setor privado e de Organizações Não Governamentais.

Pela América Latina e o Caribe há delegações de Belice,

Argentina, Antigua e Barbuda, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Dominica, Haiti, Equador, República Dominicana, El Salvador, Guatemala e Peru.

Também de Granada, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Cuba, San Vincente e Granadinas, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

O encontro estará co-presidido por Brasil, Canadá, França, Espanha e a União.


 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir