Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 31-03-2010

Yahoo! nega invasão de contas de e-mail na China
Sede do Yahoo! em Sunnyvale, Califórnia
Yahoo! nega invasão de contas de e-mail na China
Foto: AFP

SAN FRANCISCO — O site Yahoo! negou, nesta terça-feira, os dados de um informe que afirma que hackers teriam invadido contas de e-mail de jornalistas estrangeiros na China.

"O Yahoo! condena todos os ciberataques, independente da origem ou motivo", afirmou um porta-voz da empresa.

"Temos o compromisso de proteger a segurança e privacidade dos usuários e tomamos as ações apropriadas em qualquer tipo de invasão".

O porta-voz não confirmou, negou ou comentou os incidentes.

O informe sobre os hackers veio à tona duas semanas após o Google parar a sistema de censura de resultados na China, em um movimento aclamado por grupos de direitos humanos, mas que provocou uma reação furiosa das autoridades chinesas.

O gigante da Internet redirecionou o sistema de buscas em língua chinesa para Hong Kong, onde não havia censura.

O Google afirmou que a decisão de parar a censura em seu sistema de buscas ocorreu após ciberataques ocorridos no site chinês.

A China reagiu rapidamente à ação do Google, afirmando que era "totalmente errado" parar o sistema de censura e acusar Pequim pelos ciberataques.

Pequim controla o conteúdo on-line através de um sistema chamado de "Grande Firewall da China", em alusão à muralha do país, removendo informações que julga ser prejudiciais, como pornografias e material violento, além de assuntos ligados à política.

O Google informou nesta terça-feira que os problemas sofridos no site de busca na língua chinesa foram causados pelo mecanismo de censura do país.

"O que quer que tenha acontecido hoje para bloquear o Google.com.hk, deve ser um resultado de alguma mudança na "Grande Firewall"", um porta-voz do Google informou à AFP por e-mail.

"Entretanto, curiosamente nosso sistema de pesquisas na China está agora normal - mesmo sem nós termos feito nenhuma mudança no sistema".

O Google afirmou ainda que seu serviço de Internet móvel na China está parcialmente bloqueado, mas que não sabe se o problema está relacionado com o mecanismo de censura.

O Google Móvel inclui pesquisa, mapas, notícias e outros serviços para smartphones e para outros aparelhos com acesso à Internet.

Yahoo! nega invasão de contas de e-mail na China

Sede do Yahoo! em Sunnyvale, Califórnia


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir