Categoria Policia  Noticia Atualizada em 01-04-2010

Guiné-Bissau: comandante do Exército e 40 oficiais detidos
Carlos Gomes Júnior, premier de Guiné Bissau
Guiné-Bissau: comandante do Exército e 40 oficiais detidos
Foto: AFP

BISSAU — O comandante do Estado-Maior do Exército de Guiné-Bissau, general José Zamora Induta, e outros 40 oficiais foram detidos por militares nesta quinta-feira em Bissau, informou uma fonte militar.

"Encontramos o comandante do Estado-Maior, general José Zamora Induta, que estava escondido na casa de amigos, também oficiais. Nós o levamos sob forte escolta até a base aérea, perto do aeroporto", disse a fonte.

"Quarenta oficiais estão detidos atualmente", completou a fonte, que pediu anonimato. Mais cedo, o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior também foi preso.

Centenas de pessoas se uniram em frente à sede do governo de Guiné-Bissau para exigir a libertação do primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior, detido nesta manhã por "jovens soldados", informou uma testemunha.

"Libertem Kadogo (apelido do primeiro-ministro), estamos cansados de violência", gritavam os manifestantes que são, em sua maioria, membros do Partido Africano para a Independência de Guiné e Cabo Verde (PAIGC, no poder).

A situação não era clara ao meio-dia. Um soldado que integra o grupo de militares que prendeu o chefe de Governo declarou à AFP: "Pegamos o primeiro-ministro nesta manhã".

"Mas alguns de nossos colegas nos avisaram que a situação se complicou um pouco. Não sabemos muito bem o que fazer com ele. Houve uma reação de alguns oficiais leais ao poder", acrescentou.

O primeiro-ministro foi detido nesta quinta-feira por "jovens soldados", informaram fontes militares, ao mesmo tempo que a rádio nacional interrompeu a programação para tocar marchas militares.

"Mais cedo, jovens soldados saíram de suas guarnições, principalmente do Estado-Maior, para proceder a prisão do primeiro-ministro, invadindo sua residência", indicou à AFP uma fonte militar, que pediu para não ser identificada.

Guiné-Bissau: comandante do Exército e 40 oficiais detidos

Carlos Gomes Júnior, premier de Guiné Bissau

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir