Categoria Geral  Noticia Atualizada em 01-04-2010

Nove mil milhões de dólares para o Haiti
Todos juntos para ajudar a reconstruir o Haiti
Nove mil milhões de dólares para o Haiti
Foto: http://pt.euronews.net

Todos juntos para ajudar a reconstruir o Haiti. Foi com uma promessa de mais de cinco mil milhões de dólares de ajuda a curto prazo, que encerrou a Conferência Internacional de Doadores, que decorreu em Nova Iorque.

Os 120 países, reunidos na sede da ONU, comprometeram-se a ajudar o Haiti com 5,3 mil milhões de dólares, ao longo dos próximos dois anos, um valor que, a longo prazo, alcançará os nove mil milhões.

Embora as promessas de doações difiram ligeiramente dos valores inicialmente previstos, que apontavam para um total que ascendia a mais de 11 mil milhões de euros, o presidente do Haiti diz que o país não pode "desperdiçar esta oportunidade" que lhe "é dada". René Préval acrescenta: "Apelo aos meus compatriotas para que compreendam o esforço, que foi feito pela comunidade internacional, e a responsabilidade que temos – no interesse do nosso povo – de responder depressa e bem."

Ban Ki-moon, o secretário-geral das Nações Unidas, por seu lado, apelou a uma atribuição o mais rapidamente possível da ajuda ao Haiti. Dos mil e quatrocentos milhões dólares de ajuda humanitária de urgência, prometidos logo a seguir ao sismo de 12 de Janeiro, apenas metade chegou, até agora, à ONU.

Nove mil milhões de dólares para o Haiti

Todos juntos para ajudar a reconstruir o Haiti

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir