Categoria Religião  Noticia Atualizada em 01-04-2010

Líder da Igreja Católica nos EUA elogia atitude do Papa contra pedofilia
O líder da Igreja Católica dos Estados Unidos elogiou nesta quinta-feira a atitude de Bento XVI
Líder da Igreja Católica nos EUA elogia atitude do Papa contra pedofilia
Foto: AFP

CIDADE DO VATICANO — O líder da Igreja Católica dos Estados Unidos elogiou nesta quinta-feira a atitude de Bento XVI frente as acusações de pedofilia que recaem contra membros da Igreja, dizendo que o Pontífice decidiu "de forma rápida" quais seriam os meios para combatê-la e curá-la.

"Bento XVI foi o Papa que nos deu meios e maneiras de fazer frente a essa crise rapidamente, inclusive de forma a ajudar para a cura", declarou o cardeal Francis George, arcebispo de Chicago, à emissora Rádio Vaticano.

Segundo o religioso, o cardeal Joseph Ratzinger, atual Papa, quando exercia o cargo de prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, "nos permitiu deixar os depredadores fora do sacerdócio de forma permanente e nos convidou a estender as mãos às vítimas", declarou.

"Nada disso seria possível sem a permissão legal e o impulso pastoral de Bento XVI", afirmou o cardeal.

Uma onda de escândalos envolvendo acusações de pedofilia contra sacerdotes afeta a Igreja Católica na Europa. A Alemanha, país de nascimento do Papa, também registrou casos, assim como Estados Unidos, onde foram registradas milhares de acusações.

"Enquanto as vítimas continuam vivas, esse problema não nos abandonará, porque as consequências sobre as vítimas são profundas e não podemos pensar que o assunto vai ficar para trás", completou George.

Um advogado americano apresentou em uma corte de Kentucky, nos EUA, uma petição para que o papa Bento XVI testemunhe sob juramento durante os processos contra padres pedófilos no país, informou o advogado à AFP na quarta-feira.

Com a ação judicial, o advogado William McMurry quer que o Papa comente a informação de que o Vaticano tinha conhecimento das violações contra crianças e outros abusos sexuais cometidos por integrantes do clero em vários países.

O texto sustenta que o cardeal Joseph Ratzinger sabia do caso dos padres pedófilos dos EUA, mas "evitou o indiciamento dos clérigos acusados e deixou as acusações em segredo para proteger a reputação da Igreja" durante os 24 anos em que esteve à frente da Congregação para a Doutrina da Fé (1981-2005), órgão guardião da ortodoxia no centro da Igreja.

Líder da Igreja Católica nos EUA elogia atitude do Papa contra pedofilia

O líder da Igreja Católica dos Estados Unidos elogiou nesta quinta-feira a atitude de Bento XVI

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir