Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-04-2010

Putin é recebido por Chávez ao chegar à Venezuela
O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin
Putin é recebido por Chávez ao chegar à Venezuela
Foto: EPA

Caracas, 2 abr (EFE).- O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, que faz uma visita de 12 hores à Veneçuela para dar um novo impulso às relações bilaterais e respaldar importantes acordos.

Logo depois da chegada de Putin a Caracas, ambos seguiram para o porto de La Guaira, onde subiram a bordó do veleiro-escola russo "Kruzenshtern".

Depois da visita, Chávez e Putin devem voltar a Caracas, onde o primeiro-ministro russo depositará flores no túmulo de Simón Bolívar.

hem seguida, darão começo às reuniões de trabalho, que incluirão um almoço. À tarde, assinarão documentos e possivelmente concederão uma entrevista coletiva.

Ontem à noite, Chávez disse que a visita de Putin é "muito especial e importante" e que representava um "impulso na construção de um novo mundo multipolar".

O presidente da Veneçuela lembrou que, até àgora, os aspectos mais relevantes das relações com a Rússia foram os setores d energia e defesa, mas adiantou que com està visita se ampliarão os contatos em "tecnologia, indústria espacial e energia atômica", entre outros.

d acordo com o declarado até àgora pelos porta-vozes de ambas as partes, o acordo mais importante que serà assinado durante a visita de Putin serà o de criação d uma empresa mista para explorar uma parte da Faixa Petrolífera do Orinoco.

Essa empresa, segundo dados oficiais, poderá explorar e processar 450 mil barris de petróleo diários e exigirà investimentos de US$ 30 bilhões.

Chávez informou na noite desta quinta-feira que o presidente boliviano, Evo Morales, também estarà hoje na Veneçuela para se reunir com Putin e tratar assuntos de interesse bilateral.

O governante venezuelano deu a entender que, diante da impossibilidade de Putin ampliar sua viagem até a Bolívia, se decidiu que a reunião com Morales seria realitzada em Caracas.

Putin é recebido por Chávez ao chegar à Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, recebeu hoje o primeiro-ministro russo, Vladimir Putin

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir