Categoria Economia  Noticia Atualizada em 03-04-2010

Produto com brinde custa até 102% mais
Os ovos de Páscoa com brindes dentro foram os primeiros a acabar nas lojas
Produto com brinde custa até 102% mais
Foto: http://www.dgabc.com.br

Cibele Gandolpho

Os ovos de Páscoa com brindes dentro foram os primeiros a acabar nas lojas, no entanto, pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) mostra que esses produtos podem custar até 102% a mais que um sem brinde da mesma marca e conter até 37,5% menos chocolate.

O instituto avaliou 23 diferentes ovos de chocolate das cinco marcas mais presentes em supermercados da Capital paulista e constatou que os brindes encarecem exageradamente o produto, o que descaracteriza, em muitos casos, a gratuidade do presente infantil.

A pesquisa foi feita entre 25 e 26 de março em cinco estabelecimentos das redes de supermercados Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Sonda e Walmart e considerou ovos de Páscoa das marcas Arcor, Garoto, Lacta, Nestlé e Village. A ideia foi pesquisar apenas ovos de nºs 14 e 15, dos tipos mais simples (chocolate ao leite). Para cada uma dessas marcas, o Idec colheu também o preço de pelo menos um ovo sem brinde. Mas em alguns casos os ovos não traziam número e também foi necessário incluir um ovo de nº 20 da Arcor, pois era o único oferecido sem brinde.

Enquanto 100g de chocolate do ovo Alô Doçura nº 15 (sem brinde), da Garoto, saem por R$ 6,96, na média de todas as cotações, outras 100g de chocolate de um ovo Batom nº 15 (com brinde de helicóptero), também da Garoto, podem custar R$ 14,06, na média. Ou seja, a diferença chega a 102%. Em nota, o Idec destacou que, "se considerar os extremos de preço encontrados para esses dois ovos nos supermercados pesquisados, a diferença entre o ovo simples e aquele com brinde chega a 192,7%". O custo adicional diz também respeito ao uso da licença de uma determinada marca (de personagem, por exemplo). Para preservar a opção do consumidor que quer adquirir apenas o ovo de chocolate, o Idec entende que este também deveria ser oferecido separadamente do brinquedo. Esta situação é análoga à que ocorre com alguns kits infantis de fast foods, que hoje são obrigatoriamente oferecidos em separado do brinquedos.

COMPROMISSO - Entre as marcas de ovos pesquisadas, pelo menos a Nestlé e a Kraft Foods (dona da marca Lacta no Brasil) assumiram, em 2007, nos EUA, e um ano depois, em 2008, na Europa, compromissos de limitar a publicidade dirigida a crianças abaixo de 12 anos. Eram códigos de autorregulamentação publicitárias que tentavam frear legislações nacionais mais rígidas em relação à publicidade voltada a crianças, cogitadas no âmbito de uma crescente epidemia mundial de doenças crônicas não transmissíveis ligadas ao fenômeno da obesidade (distúrbios cardiovasculares, hipertensão e diabetes).

Produto com brinde custa até 102% mais

Os ovos de Páscoa com brindes dentro foram os primeiros a acabar nas lojas

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir