Categoria Religião  Noticia Atualizada em 03-04-2010

Apresentações da "Paixão de Cristo" em Nova Jerusalém terminam neste sábado
Peça é encenada tradicionalmente ao ar livre e revive os últimos passos de Jesus
Apresentações da
Foto: Divulgação

Nathália Duarte

Em 42 anos consecutivos de apresentações, a encenação da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, localizada na cidade de Brejo da Madre de Deus (PE), já reuniu mais de 2,5 milhões de pessoas. Neste sábado (3) acontece a última apresentação da 43ª temporada, que começou em 26 de março.

Grandes nomes como Murilo Rosa, Thiago Lacerda, Oscar Magrini, Emanuelle Araújo e Natália Guimarães já passaram pela cidade-teatro, que conta com uma área de 100 metros quadrados. Neste ano, Jesus é interpretado por Eriberto Leão e sua mãe, Maria, é representada por Suzana Vieira.

Nos nove dias de espetáculos, estão envolvidos mais de 550 atores e figurantes e 400 técnicos e assistentes. A peça é encenada tradicionalmente ao ar livre e revive os últimos passos de Jesus, sua morte e ressurreição.

Para este ano, a grande novidade foi um novo cenário construído para a cena da Via-Sacra. O guarda-roupa também foi todo reformulado. Cerca de 800 figurinos são usados nas apresentações.

Na temporada de 2009, o público alcançou o recorde de 72 mil pessoas, vindas de 23 estados brasileiros e de 11 países.

Tradição

O espetáculo começou a ser encenado nas ruas da vila de Fazenda Nova, em 1951. A vila onde aconteceram essas primeiras encenações fica bem próxima ao local onde hoje se situa a cidade-teatro de Nova Jerusalém.

De acordo com a organização do evento, a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém para as encenações da "Paixão" foi de Plínio Pacheco, que chegou a Fazenda Nova em 1956. O plano, no entanto, só veio a se concretizar em 1968, quando ocorreu o primeiro espetáculo em Nova Jerusalém.

A pousada da Paixão, instalada dentro da cidade-teatro, funciona durante todo o ano. Durante a temporada, oferece pacotes especiais nos quais os hóspedes podem participar do espetáculo como figurantes. A Pousada da Paixão está localizada dentro da cidade-teatro e é o hotel oficial do elenco e dos técnicos que trabalham no espetáculo.

Apresentações da "Paixão de Cristo" em Nova Jerusalém terminam neste sábado
Em 43 anos, espetáculo ao ar livre já reuniu 2,5 milhões de pessoas.
Nesta temporada, Eriberto Leão e Suzana Vieira são Jesus e Maria.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir