Categoria Politica  Noticia Atualizada em 04-04-2010

Morales pede a Putin para que Rússia volte à América Latina
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste domingo que pediu ao primeiro-ministro russo
Morales pede a Putin para que Rússia volte à América Latina
Foto: EPA

La Paz, 4 abr (EFE).- O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste domingo que pediu ao primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, para que o país volte "com força" à América Latina durante o encontro entre ambos em Caracas na sexta-feira passada.

Morales relatou o pedido após votar nas eleições regionais e municipais bolivianas na cidade de Villa 14 de Septiembre, na região central da Bolívia.

"As relações com a Rússia sempre foram boas. Eu pedi nesta reunião com o primeiro-ministro da Rússia que haja uma maior presença da Rússia na América Latina, que a Rússia volte com força à América Latina", disse o presidente boliviano.

Morales informou que pediu a Putin um "relançamento" das relações bilaterais entre Bolívia e Rússia nos planos diplomático, comercial, de investimentos e de cooperação.

Nesse marco, o presidente da Bolívia ressaltou que uma delegação de ministros do país estará em Moscou entre os dias 25 e 28 deste mês para iniciar negociações sobre futuros investimentos russos no setor energético boliviano.

Em sua viagem, os ministros também buscarão concretizar o empréstimo de US$ 100 milhões solicitado pelo Governo boliviano para equipar e modernizar as Forças Armadas do país e para a compra de um novo avião presidencial.

A delegação boliviana também dialogará sobre a oferta do Governo russo de instalar na Bolívia um aeroporto internacional e um centro de manutenção para os aviões russos que voam na América do Sul, projeto que exigirá um investimento de US$ 5 milhões.

Morales pede a Putin para que Rússia volte à América Latina "com força"

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse neste domingo que pediu ao primeiro-ministro russo

Fonte: EFE
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir