Categoria Economia  Noticia Atualizada em 04-04-2010

FMI eleva previsão de crescimento mundial
A economia global pode crescer 4,1%, ou 0,2 ponto porcentual a mais do que o estimado anteriormente
FMI eleva previsão de crescimento mundial
Foto: http://4.bp.blogspot.com

Washington - O Fundo Monetário Internacional (FMI) aumentou sua expectativa de expansão econômica para este ano. A economia mundial pode crescer 4,1%, ou 0,2 ponto porcentual a mais do que o estimado anteriormente, afirmou o FMI em seu último esboço do World Economic Outlook.

A economia dos Estados Unidos deve crescer 3% este ano, contra os 2,7% previstos pelo FMI no relatório de janeiro, segundo a agência italiana de notícias Ansa e jornais que publicaram os dados do esboço neste domingo.

O FMI deve publicar seu próximo World Economic Outlook em 21 de abril, afirmou o jornal Sole 24 Ore. Segundo o rascunho, a zona do euro deve crescer 0,8%, 0,1 ponto porcentual menos que o estimado em janeiro. Em 2011, o número foi revisado para 1,5%, também com queda de 0,1 ponto porcentual.

A Europa "está saindo da recessão mais lentamente que outras regiões", aponta o esboço, porque há "muitas forças que estão freando a recuperação", incluindo a Grécia.

A Alemanha, maior economia da Europa, deve crescer 1,2% em 2010 e 1,7% em 2011, diz o texto, segundo os jornais.

O diretor-geral do FMI, Dominique Strauss-Khan, disse ontem que a economia mundial "não está fora de perigo" apesar da recuperação mais rápida nos países emergentes do que o previsto.

Ele disse que, apesar de a recuperação global ter voltado antes do esperado, "a demanda privada ainda não está forte o bastante para sinalizar o fim da prolongada recessão sentida pela economia mundial".

"Você vê o crescimento retornando em quase todo lugar, mas em quase todo lugar esses números estão relacionados ao apoio público, e a demanda privada continua fraca, sem se fortalecer o bastante. Até que a demanda privada seja sustentável para oferecer crescimento, será difícil dizer que a crise acabou", explicou.

"A recuperação está chegando mais rápido que o esperado. Mas não estamos fora de perigo e temos de ser cautelosos", acrescentou. As previsões para recuperação têm melhorado de maneira firme desde o ano passado, em linha com a recuperação no mercado acionário.

Strauss-Khan alertou ainda para os riscos de uma recuperação prematura que possa fazer os governos retirarem os estímulos públicos muito precocemente e assim "darem um tiro no próprio pé".

Juntamente com as preocupações sobre a dívida soberana na zona do euro, Strauss-Khan acrescentou que um terceiro risco é a "grande quantidade de ingresso de capital que pode rumar para países como Brasil e Indonésia e criar bolhas".

FMI eleva previsão de crescimento mundial
A economia global pode crescer 4,1%, ou 0,2 ponto porcentual a mais do que o estimado anteriormente


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir