Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 05-04-2010

Terremoto de 7,2 graus mata duas pessoas no México
Tremor atingiu a região mexicana da Baixa Califórnia e o Estado americano da Califórnia
Terremoto de 7,2 graus mata duas pessoas no México


Um terremoto de 7,2 graus na escala Richter, com epicentro na região de Tijuana, no México, atingiu o Estado mexicano da Baixa Califórnia e foi sentido em cidades dos Estados Unidos próximas à fronteira entre os dois países, neste domingo (4). O governo da Baixa Califórnia decretou estado de emergência em Mexicali, cidade mais afetada pelo tremor.

O diretor da Defesa Civil do Estado mexicano, Alfredo Escobedo, informou que duas pessoas morreram em Mexicali. Uma das vítimas foi soterrada na queda de um edifício e a outra, atropelada ao sair correndo para rua com medo de sua casa desabar. O oficial também afirmou que outras cem pessoas ficaram feridas na cidade, mas não detalhou a gravidade do estado das vítimas. Embora o tremor tenha sido sentido nos Estados americanos da Califórnia e do Arizona, não há notícias de feridos nessas regiões.

Inicialmente, o USGS (Serviço Geológico dos EUA) divulgou que a intensidade do tremor era de 6,9 graus na escala Richter, mas a magnitude foi recalculada minutos mais tarde. Nenhum alerta de tsunami foi emitido, segundo o Centro de Alerta de Tsunami dos EUA.

O tremor ocorreu às 14h40 locais (18h40 em Brasília) e o epicentro foi registrado 175 km a sudeste da cidade de Tijuana.

20 milhões podem ter sentido o tremor

Segundo a agência de notícias Reuters, houve registros de pessoas presas em elevadores, apagões e paredes caídas na cidade de Mexicali, capital do Estado da Baixa Califórnia.


Em San Diego e Los Angeles, nos EUA, não há registros de grandes danos. Segundo a imprensa local, o tremor fez balançar edifícios nas duas cidades californianas e até em Phoenix, no vizinho Estado do Arizona.

De acordo com sismólogos ouvidos pelo jornal Los Angeles Times, o terremoto deste domingo foi o mais forte em quase duas décadas na região. Cerca de 20 milhões de moradores dos dois lados da fronteira podem ter sentido o tremor.

Cerca de 35 minutos após o primeiro abalo, outro tremor, com epicentro na cidade de Imperial, nos Estados Unidos, a poucos quilômetros da fronteira mexicana, assustou os moradores da região. O segundo terremoto teve intensidade de 5,4 graus na escala Richter.

Outros cinco tremores mais leve atingiram a região em seguida, dos dois lados da fronteira, em menos de uma hora depois do terremoto de 7,2 graus.



Tremor atingiu a região mexicana da Baixa Califórnia e o Estado americano da Califórnia
Terremoto de 7,2 graus mata duas pessoas no México


Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Joilton Cândido Vasconcelos    |      Imprimir