Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2010

A SUBLIME EXISTÊNCIA ENTRE NÓS

A SUBLIME EXISTÊNCIA ENTRE NÓS

Paiva Netto

No capítulo 17 do Evangelho narrado por João, Jesus deixou-nos uma das mais belas e tocantes páginas de Sua Sublime Existência – a Oração ao Pai Celestial, em que mostra toda a força do Seu Amor àqueles que Lhe foram entregues por Deus para cuidar. E, como dedicado Pastor do rebanho humano, ensinou a respeito do Seu Mandamento Novo – "Amai-vos como Eu vos amei. Somente assim podereis ser reconhecidos como meus discípulos". Assegurou que "ninguém tem maior Amor do que doar a própria Vida pelos seus amigos" (Evangelho segundo João, 13:34 e 35; 15:13). E o Cordeiro de Deus imolou-Se pelo mundo. Até em favor dos que se consideravam Seus adversários e O levaram à crucificação. De fato, não há maior altruísmo que esse – oferecer-se em sacrifício pela Humanidade, alheia à sua sobrevivência coletiva. Ocorre, no entanto, que ao terceiro dia o Cristo Ecumênico ressuscitou, esteve quarenta dias com os discípulos, e o anúncio de Seu glorioso retorno à Terra – não mais para ser crucificado – é tão presente na Sua Missão, que os Anjos o confirmam no momento de Sua volta ao Plano Espiritual: "E ditas estas palavras, foi Jesus elevado às alturas, à vista deles, e uma nuvem O encobriu dos seus olhos. E, estando todos com a visão fita no Céu, enquanto Ele subia, eis que dois Anjos vestidos de branco se puseram ao lado deles, e lhes perguntaram: Galileus, por que estais olhando para o Alto? Este Jesus, que dentre vós foi alçado aos Céus, assim voltará como O vistes subir" (Atos dos Apóstolos, 1:9 a 11).

MAIOR ÊNFASE À RESSURREIÇíO
Em 1o de abril de 1983, Sexta-Feira Santa, na Casa D’Itália, Salvador/BA, ao lançar o Livro Jesus, declarei: Na Sua vitória sobre a morte está a mola impulsionadora do Cristianismo, a certeza do triunfo, sobre si mesmos, dos Seus discípulos. A grande Mensagem da Semana Santa na atualidade, quando os povos insistem em invocar a morte, fazendo dela a sua deusa, é que o Divino Chefe nunca esteve realmente morto. O Espírito não se extingue. Razão por que somos imortais. Fomos criados à imagem e semelhança do Altíssimo. E "Deus é Espírito", consoante revelou o Educador Celeste à samaritana no poço de Jacó (Evangelho segundo João, 4:24). Jesus Espírito ressurgiu aos olhos humanos. Com esse ato extraordinário, criou na alma dos Seus seguidores coragem capaz de enfrentar todos os ódios e perseguições mundanas, sem que sejam também portadores desse comportamento malsão. Por isso sempre destaco que valentia é aceitar uma incumbência, por mais difícil que pareça, e levá-la, com todo o brio, até o término. Sem desanimar, com os olhos fitos no Cristo de Deus.

JESUS VENCEU A MORTE
Conta o Evangelho conforme Lucas, 9:60, que certa feita a um jovem que desejava segui-Lo, contudo antes pretendia sepultar o pai, que morrera, o Excelso Pedagogo, com o intuito de testá-lo, aconselhou: "Deixa aos mortos enterrarem seus mortos. Tu, porém, vai, e anuncia o Reino dos Céus". E nas anotações de Marcos, 12:27: "Deus não é Deus de mortos, mas de vivos", isto é, de seres eternos. E completou: "Por não crerdes nisto, errais muito".

O inesquecível recado de Sua Paixão, principalmente para esta época de Tempos chegados, é a vitória sobre a morte.

Na Primeira Carta aos Coríntios, 15:55, encontramos esta contudente indagação do Apóstolo Paulo: "Morte, onde está a tua vitória? Onde, o teu aguilhão?".

Na verdade, os mortos não morrem. Para os que têm olhos de ver e ouvidos de ouvir, a morte é um boato.

Ao suplantá-la, Jesus pôde demonstrar o que dissera na Boa Nova dos relatos de João, 16:33: "Eu venci o mundo". E o Mestre quer que, com Ele, igualmente o façamos. Quando as nações conhecerem melhor a realidade da vida espiritual, eterna, vão reformular tudo nos relacionamentos sociais, inclusive no âmbito planetário. Por enquanto, a sociedade permanece firmada quase que unicamente na matéria, que é um manto a esconder do Ser Humano o verdadeiro sentido de sua existência. (...) Entretanto, como afirmava Teócrito (320-250 a.C.), "enquanto há Vida, há esperança". E a Vida é eterna.

DE XAPURI PARA O MUNDO
Na segunda-feira, 29/3, aos 83 anos, o veterano jornalista e cronista esportivo Armando Nogueira voltou à Pátria Espiritual. Um dos nomes mais importantes do telejornalismo brasileiro, Armando tinha no esporte a sua grande paixão. Autor de vários livros, conseguiu dar à prática esportiva caráter poético e filosófico.

Em 1997, quando recebi das mãos do dr. João Havelange o Troféu Bola de Ouro pela Campanha "LBV — Esporte é Vida, não violência!", Armando afirmou: "Eu me orgulho muito em ver sempre nos estádios uma faixa com o slogan da LBV contra a violência. Sou também um apóstolo contra a violência. A LBV tem prestado um serviço muito grande, indo aos estádios e desfraldando a bandeira da confraternização e da Paz".

Solidarizo-me com os parentes e amigos do nobre jornalista, enviando vibrações de Paz ao seu Espírito eterno.

José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor.
[email protected] — www.boavontade.com


Fonte: O Autor
 
Por:  José de Paiva Netto     |      Imprimir