Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 07-04-2010

COMO ME TORNAR AINDA MELHOR E SER FELIZ?
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COMO ME TORNAR AINDA MELHOR E SER FELIZ?
Foto: www.ramonbarros.wordpress.com

O que voc� vai fazer para ser feliz? Quantos sonhos voc� abriu m�o em sua vida? Quantas pessoas voc� deixou passar e que eram extremamente queridas? Voc� tem se sentido frustrado ou impotente diante dos desafios que o mundo apresenta a cada minuto? Quais s�o seus mais profundos desejos?

Perguntas como esta nos desafiam repensar nossa vida, valores, estrat�gias e objetivos que tra�amos. De acordo com o cen�rio presente, �s vezes, � preciso alterar nosso plano de v�o ou at� mesmo mudar radicalmente.

Est� na hora de voc� iniciar um processo de Coaching e mudar radicalmente sua vida. Mas voc� sabe realmente quais as vantagens de se contratar um profissional (Coach) para auxili�-lo?

Coaching � um processo personalizado de consultoria, com in�cio, meio e fim, definido em comum acordo entre o coach (profissional) e o coachee (cliente). De acordo com as metas desejadas pelo cliente e ap�s uma extensa an�lise de todo o perfil do coachee, observando suas caracter�sticas f�sicas e ps�quicas e as potencialidades pessoais e profissionais, o coach ap�ia o cliente na busca de realizar metas de curto, m�dio e longo prazo, atrav�s da identifica��o e uso das pr�prias compet�ncias desenvolvidas, como tamb�m do reconhecimento e supera��o de suas fragilidades.




O coach (treinador, numa tradu��o ao p� da letra) atua encorajando e/ou motivando o seu cliente, procura transmitir-lhe capacidades ou t�cnicas que melhorem as suas aptid�es profissionais ou pessoais, visando a satisfa��o de objetivos definidos por ambos, considerando id�ias como a de que o simples fato de compartilhar pensamentos/id�ias que est�o soltos e poder organiz�-los, transformando em uma meta desafiante com um Plano de A��es pode levar a concretizar antigos sonhos.

O trabalho inicia-se normalmente pela defini��o dos objetivos visados pelo cliente, que podem abranger �reas t�o diversas como a gest�o do tempo, o relacionamento interpessoal, o trabalho em equipe, a motiva��o de equipes e outras. As quest�es ou temas podem ser de origem pessoal ou profissional, carreira, esportes, equipe, enfim, que contribuam para o desenvolvimento de um ou mais clientes.

Definida a meta, antes do Plano de A��es � feita uma an�lise do que contribui ou impede o alcance da meta, seja por parte do cliente e/ou do cen�rio em que est� inserido. Nesta fase valores e cren�as s�o confrontados com a meta e se h� congru�ncia entre eles. O "coach" avalia as for�as e fraquezas do seu cliente face aos objetivos visados e ao meio em que este atua, e define um plano que permita alcan�ar os resultados desejados. Com estas informa��es, se facilita a defini��o das fases do Plano de a��es, com foco bem determinado, prazos estipulados, recursos necess�rios e o comprometimento do pr�prio cliente, frente ao desafio pactuado.

A dura��o do processo � em geral de tr�s a quatro meses, mas dependendo do caso e da resposta de cada indiv�duo, podem atingir resultados significativos atrav�s de sess�es de uma hora, que podem ser presenciais ou n�o, depende da disponibilidade do cliente e a t�cnica utilizada pelo Coach. H� co-responsabilidade no processo de coaching, enquanto o resultado � de responsabilidade do cliente. Os resultados s�o percebidos pelo pr�prio cliente, como tamb�m por pessoas que fazem parte do c�rculo de conviv�ncia.

� uma abordagem de desenvolvimento humano e profissional que tem como objetivo auxiliar profissionais de qualquer �rea de atua��o a maximizar seus resultados com base na otimiza��o de seus pr�prios recursos t�cnicos e emocionais.

Com base no desenvolvimento de compet�ncias t�cnicas e emocionais, o coach atua como um "olho externo" para seu cliente. Apoiando-o em seu autoconhecimento atrav�s de um �ngulo novo de vis�o.

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Fonte: O Autor
 
Por:  Ramon Barros    |      Imprimir