Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-04-2010

Lula diz que BNDES está à disposição para apoiar reconstruçã
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe o presidente do Chile, Sebastián Piñera, no Palácio do Itamaraty nesta sexta-feira (9)
Lula diz que BNDES está à disposição para apoiar reconstruçã
Foto: Antonio Cruz/ABr

Nathalia Passarinho

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu nesta sexta-feira (9), ao receber no Itamaraty o presidente chileno, Sebastián Piñera, apoio do Brasil para a reconstrução do Chile, atingido em fevereiro por um terremoto de magnitude 8,8. Lula disse que empresários brasileiros estão dispostos a cooperar com as obras de reconstrução e colocou o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) à disposição para financiamentos nesta área.

"Os empresários que o presidente Piñera encontrou ontem [quinta-feira] em São Paulo terão grande interesse em participar dessa parceria, e o BNDES estará à disposição", disse Lula. O presidente também anunciou que fará uma visita ao Chile antes do término de seu mandato. Lula não pôde comparecer à posse de Piñera pois a cerimônia ocorreu pouco mais de uma semana depois do terremoto.

Durante o discurso em que ofereceu apoio para a reconstrução do Chile, Lula não comentou a tragédia provocada pelas chuvas no Rio de Janeiro. No entanto, Piñera se prontificou a "fazer o possível" para aliviar o sofrimento das vítimas dos desabamentos. "Farei todo o necessário para aliviar o sofrimento das vítimas da tragédia no Rio", disse, sem especificar a forma como seu país pretende prestar auxílio.

As fortes chuvas esta semana no Rio de Janeiro já provocaram mais de 180 mortes. Nesta quinta-feira (8) o governo federal ofereceu R$ 200 milhões para as emergências provocadas pelas tempestades no estado. O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), e o governador Sérgio Cabral (PMDB) haviam pedido R$ 370 milhões.

Lula diz que BNDES está à disposição para apoiar reconstrução do Chile
Presidente chileno também ofereceu ajuda às vítimas da chuva no Rio.
No Itamaraty, Lula falou ainda em aprofundar identidade na área monetária.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir