Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 10-04-2010

Morros de Niterói são autênticas "bombas-relógio" em dias de chuva
Tragédia da última semana no estado do Rio de Janeiro pode repetir-se muito em breve.
Morros de Niterói são autênticas
Foto: http://dn.sapo.pt

PEDRO CORREIA

A tragédia que enlutou o Brasil na última semana pode repetir-se muito em breve. E nem é preciso haver um dilúvio tão forte como aquele que se abateu na noite de segunda para terça-feira sobre o estado do Rio de Janeiro.

"O Morro do Céu é uma bomba-relógio que pode explodir a qualquer momento. Aquele "lixão" vai provocar uma tragédia igual à do Morro do Bumba. Isso porque o aterro de lá estava desactivado e este aqui está em pleno funcionamento." O alerta, ontem publicado no jornal carioca O Globo, é de um dos moradores do Morro do Céu, que tal como diversos vizinhos da favela receia ver ali reeditado o drama ocorrido no Morro do Bumba, onde o deslizamento de terras provocado pela chuvada soterrou mais de uma centena de pessoas (ver caixa).

O facto de ambas as favelas se encontrarem construídas sobre lixeiras - que já não funciona, no caso do Morro do Bumba - contribui para avolumar os receios dos habitantes da favela, que esperam ser realojados pelas autoridades municipais noutro local de Niterói.

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, admite que é necessário agir com rapidez. "A minha maior preocupação é agora o Morro do Céu, porque lá tem risco de tragédia", declarou ontem numa visita ao local. A acompanhá-lo estava o secretário estadual da Saúde e Defesa Civil, Sérgio Cortes, que ficou impressionado com o que viu, não hesitando em descrever a a situação como "calamitosa".

A tragédia permitiu entretanto confirmar uma das melhores características dos cariocas: a sua generosidade. Largos milhares de pessoas responderam sem demora aos apelos das autoridades para fazerem doações de alimentos, água potável, produtos de higiene e roupas (ver caixa). Tendo já desaparecido quase toda a esperança de encontrar sobreviventes, os bombeiros continuarão durante mais duas semanas no terreno em busca de cadáveres.

Morros de Niterói são autênticas "bombas-relógio" em dias de chuva
Tragédia da última semana no estado do Rio de Janeiro pode repetir-se muito em breve.

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir