Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 15-04-2010

Terremoto deixa 617 mortos na China
Chin�s caminha perto de pr�dios destru�dos ap�s tremor
Terremoto deixa 617 mortos na China
Foto: AP

O n�mero de mortos no terremoto que atingiu nesta quarta-feira a prov�ncia de Qinghai, no noroeste da China, subiu para 617, indicaram os meios de comunica��o estatais. O terremoto tamb�m deixou 10 mil feridos.

As autoridades chinesas correm contra o tempo, a dist�ncia e o vento em uma remota �rea do plat� tibetano para tentar resgatar mais v�timas do tremor.

Segundo a TV estatal, equipes compostas de 700 soldados trabalham basicamente com as m�os e sem ferramentas e conseguiram retirar 900 pessoas vivas dos escombros. Outros 5 mil militares foram enviados � regi�o.

O terremoto aconteceu na manh� desta quarta-feira em um dos locais de mais dif�cil acesso do pa�s, o munic�pio de Yushu, na prov�ncia de Qinghai. Da popula��o de 80 mil habitantes, a maioria � tibetana.

As dificuldades log�sticas frustraram as equipes de resgate. Linhas telef�nicas e de luz el�trica ca�ram, e fortes ventos atingiram o plat�. A 3.657 de altura, Yushu est� a uma dia de viagem de carro do principal aeroporto mais pr�ximo, na capital da prov�ncia, Xining.

Num pequeno aeroporto vizinho aberto recentemente faltam tanques de combust�vel. Al�m disso, esse aeroporto est� sem energia e sem equipamentos de comunica��o por causa do terremoto.

Na cidade de Jiegu, perto do epicentro, mais de 85% dos edif�cios desabaram, segundo o governo local. Entre os pr�dios afetados est� uma escola profissionalizante, onde muitos estudantes ficaram soterrados.

O terremoto aconteceu �s 7h49 locais (20h49 de ter�a em Bras�lia) e teve magnitude de 6,9 graus, de acordo com o Instituto de Geof�sica dos Estados Unidos (USGS), e de 7,1 segundo o governo chin�s. O tremor foi seguido de tr�s r�plicas, de at� 5,8 graus, segundo o instituto americano.

Destrui��o

Muitas casas desabaram e estradas ficaram bloqueadas ap�s o tremor. "Em um instante, as casas foram abaixo. Foi um terr�vel terremoto", disse Gasong Nima, correspondente de um canal de TV local.

O canal de TV oficial chin�s, o CCTV, exibiu imagens de soldados retirando os escombros de casas em ru�nas, em busca de sobreviventes.

Alguns integrantes das equipes de resgate reclamaram da falta de material. "Temos de usar principalmente nossas m�os para retirar os escombros, j� que n�o dispomos de grandes m�quinas", declarou Shi Huajie, chefe de pol�cia e coordenador dos resgates. "Tamb�m n�o temos equipes m�dicas", completou.

As autoridades provinciais enviaram 5 mil barracas e milhares de pe�as de roupa, segundo o Minist�rio de Assuntos Civis.

A zona fica em uma regi�o que registra muitos terremotos, habitada por camponeses e n�mades da etnia mongol e tibetana. A �rea tem importantes reservas de carv�o, chumbo e cobre.

Tremor de Sichuan

H� dois anos, em maio de 2008, a prov�ncia chinesa de Sichuan sofreu um forte terremoto, que deixou 87 mil mortos. Entre as v�timas estavam milhares de estudantes de escolas prim�rias.

Cinco milh�es de pessoas perderam suas casas no tremor e as autoridades estimaram que o trabalho de reconstru��o levaria tr�s anos.

Posteriormente, o governo puniu os respons�veis por compilar listas com o nome das v�timas e cidad�os que sugeriram que a baixa qualidade da constru��o das escolas havia contribu�do para o alto n�mero de mortos.

Terremoto deixa 617 mortos na China

Chin�s caminha perto de pr�dios destru�dos ap�s tremor


 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir