Categoria Politica  Noticia Atualizada em 15-04-2010

Lula ironiza slogan adotado por Serra
"Quando tudo est� pronto, fica f�cil", diz presidente sobre a frase "o Brasil pode mais", usada pelo tucano, e afirma ser c�pia do "we can" de Obama
Lula ironiza slogan adotado por Serra
Foto: Andr� Dussek/ AE

Lupa. Lula orientou funcion�rios do Sebrae a mapearem mais o Pa�s para buscar oportunidades nas "entranhas do sert�o" O presidente Luiz In�cio Lula da Silva voltou na madrugada de ontem de uma viagem de tr�s dias aos Estados Unidos disposto a se reposicionar no jogo sucess�rio, que estava limitado �s atua��es de sua candidata, Dilma Rousseff (PT), e do principal advers�rio dela, Jos� Serra (PSDB).

Pela manh�, num evento do Sebrae, nove horas ap�s o desembarque, Lula abandonou o discurso de defesa da continuidade e adotou o slogan "podemos mais" , usado pelo tucano.

Ap�s uma semana de fogo cruzado entre Dilma e Serra, Lula afirmou que o governo criou as condi��es b�sicas para o Pa�s avan�ar nas �reas econ�mica e social. Para ele, � preciso aproveitar o "momento de ouro" que o Brasil est� vivendo. "Um momento de autoestima em que todo mundo quer fazer as coisas, est� acreditando e pode mais um pouco", disse. "Quando tudo est� pronto, fica f�cil n�o querer dizer quem fez", ironizou.

Em evento no s�bado, Lula havia ironizado o slogan de Serra, afirmando que era uma c�pia do slogan de Obama: yes, we can (sim, n�s podemos). Assessores do Planalto dizem que Lula avalia que esse mote "n�s podemos mais" sempre fez parte dos seus discursos e agora a oposi��o est� tentando usar isso para ganhar votos. Lula ainda usou como met�fora a figura da m�e, que faz a comida, e o filho, que costuma n�o dar valor.

Lula orientou os funcion�rios do Sebrae a mapearem mais o Pa�s para buscar oportunidades nas "entranhas do sert�o". "Voc�s podem fazer mais do que est�o fazendo", disse. "Muitas vezes, a gente se deixa acostumar com a mesmice e espera, em casa, as pessoas nos procurarem."

Ele ressaltou o fato de seu governo ter diversificado rela��es comerciais, citando que, "antes de 2003", o com�rcio com os Estados Unidos representava 30% e, com a Europa, outros 30%. Tamb�m observou que o com�rcio com o continente africano chegou a US$ 25 bilh�es.

"Ponto G". Lula lembrou que deixar� o cargo em nove meses e que o presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, ter� de sair tamb�m. "Mas saio com a convic��o de que n�o pude fazer tudo, mas fiz tudo o que o Sebrae me reivindicou e que esteve ao meu alcance, mas sei que voc�s podem mais e o Sebrae pode sempre inovar." E finalizou o discurso arrancando risos da plateia: "Voc�s t�m de descobrir o ponto G da criatividade do ser humano para os neg�cios."

� noite, em S�o Paulo, Lula voltou a alfinetar os tucanos. "� uma pena que quando eles governaram n�o acreditaram que (o Pa�s) podia mais", disse o presidente, ap�s participar da abertura do 21.� Congresso Brasileiro do A�o. "O Brasil sempre pode mais. O Brasil pode tudo."

Tamb�m afirmou que seu sucessor ter� de ter mais ju�zo que ele para governar o Pa�s. "Acabou aquela hist�ria de quando eu era candidato em que diziam que eu era dem�nio. Acabou. Este pa�s virou s�rio. Quem entrar para presidir este pa�s vai ter de ter mais ju�zo do que quem est� saindo." / COLABOROU SILVIA AMORIM

Lula ironiza slogan adotado por Serra
"Quando tudo est� pronto, fica f�cil", diz presidente sobre a frase "o Brasil pode mais", usada pelo tucano, e afirma ser c�pia do "we can" de Obama

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir