Categoria Policia  Noticia Atualizada em 17-04-2010

Narcotraficante colombiano procurado pelos EUA é preso
Gabriel Silva, ministro da Defesa colombiano: prisão de narcotraficate procurado nos EUA em Ipanema
Narcotraficante colombiano procurado pelos EUA é preso
Foto: AFP

BOGOTÁ, Colômbia — O ministro colombiano de Defesa, Gabriel Silva, anunciou nesta sexta-feira que foi capturado no Rio de Janeiro Néstor Ramón Caro Chaparro, acusado de ser um importante narcotraficante procurado pelos Estados Unidos.

As autoridades dos Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de dólares pela captura do narcotraficante, que foi preso na manhã desta sexta-feira na praia de Ipanema, indicou a polícia em um comunicado.

O informe destacou que a prisão de Caro, conhecido como "Felipe", foi possível graças à cooperação entre a Agência Antidrogas dos Estados Unidos (DEA), a Polícia Federal do Brasil, o Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA (ICE) e a polícia colombiana.

No dia 26 de setembro de 2001, um tribunal de Nova York o acusou formalmente de crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de mais de cinco toneladas de cocaína para os Estados Unidos, lembrou o relatório, indicando que enviava "grandes carregamentos de cocaína da Colômbia através do Brasil".

Já o Ministério Público da Colômbia expediu no dia 28 de fevereiro de 2005 uma ordem de prisão com fins de extradição contra o narcotraficante, de 42 anos.

Segundo a Polícia colombiana, após a captura de Caro e de Ramón Quintero Salamanca, conhecido como "RQ", na quarta-feira em Quito, "só fica pendente a prisão de Carlos Alberto Rentería Mantilla, o Beto Rentería", dos narcotraficantes da Colômbia mais procurados.

Quintero, um dos dez narcotraficantes mais procurados do mundo, foi deportado para a Colômbia na quarta-feira e levado para a prisão de segurança máxima de Cómbita, no departamento de Boyacá (centro), à espera de sua extradição.

Segundo a Polícia colombiana, com a captura de "RQ" foi desarticulada uma das principais organizações criminosas do Vale do Cauca, que enviava grandes toneladas de cocaína para Estados Unidos e Espanha, através de Equador e Panamá.

Narcotraficante colombiano procurado pelos EUA é preso em Ipanema

Gabriel Silva, ministro da Defesa colombiano: prisão de narcotraficate procurado nos EUA em Ipanema


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir