Categoria Politica  Noticia Atualizada em 17-04-2010

Brasília "não merece" a eleição indireta deste sábado
Procurador-geral da República disse que não há "legitimidade" no processo.
Brasília
Foto: G1

Daniel Martins

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, disse neste sábado (17) que Brasília "não merece" a eleição indireta para escolha do novo governador do Distrito Federal, que acontece às 15h. Segundo ele, não há "legitimidade" no processo. "Acho que Brasília, quando comemora seus 50 anos, não merecia a eleição que hoje vai se realizar. Temos uma eleição indireta em que o colégio eleitoral é formado em grande parte por parlamentares notoriamente envolvidos em um esquema criminoso que levou ao afastamento do governador [José Roberto] Arruda", afirmou, após participar de um evento de procuradores do trabalho.

Gurgel disse que a eleição deste sábado será o mais forte argumento a favor da intervenção no DF. "Tenho preocupação muito grande sobre que governador será eleito por um colegiado marcadamente comprometido. E vejo a intervenção como o único caminho que temos para assegurar o saneamento do Distrito Federal", afirmou.

Para ele, o pleito levará "apenas à mudança de alguns personagens, mas à persistência do esquema criminoso."

O novo governador será eleito pelos deputados distritais, por meio de voto aberto. Para vencer a disputa é necessário obter 13 dos 24 votos, o que abre chances para o segundo turno. A eleição acontece após a cassação do mandato de Arruda. Como o então vice-governador Paulo Octávio (sem partido) renunciou, o presidente da Câmara Legislativa, Wilson Lima (PR), assumiu o cargo interinamente. Ele é um dos candidatos ao mandato que se encerra no dia 31 de dezembro.

Brasília "não merece" a eleição indireta deste sábado, diz Gurgel
Procurador-geral da República disse que não há "legitimidade" no processo.
"Vejo intervenção como único caminho", afirmou.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir