Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-04-2010

Prefeito de Guarapari na Contra-mão da Democracia
Prefeito de Guarapari expulsa jornalista e não permite presença de imprensa em reunião
Prefeito de Guarapari na Contra-mão da Democracia
Edson Magalhães, governando como ditador

No último dia 8 de abril Guarapari se tornou palco de mais um embate do poder público com a imprensa. O prefeito municipal, Edson Magalhães (PPS), mais uma vez colocou em cheque essa relação proibindo a imprensa de acompanhar a reunião de desapropriação do campo de futebol do Rio Branco. Em um ato grosseiro e ofensivo o prefeito chegou a fechar a porta na cara de uma equipe de reportagem da emissora de televisão local. Ele ainda chegou a mencionar que não havia chamado a imprensa e que a reunião era particular. Mas se a reunião tratava de uma obra pública e como pública, realizada com dinheiro do imposto pago pelo povo, não poderia de modo algum ser particular. Por isso a imprensa cumpria seu papel de porta voz da população. Quando a imprensa vai há algum lugar ela está fiscalizando e mostrando para a opinião pública o que está acontecendo. Com essa atitude o prefeito mostra sua falta de respeito para com quem o colocou no poder, a população.

A deficiência comunicacional da atual administração já vem sendo refletida há muito tempo, a começar com as obras da Praia do Morro. A presidente da Associação dos Quiosqueiros da Praia do Morro, Cláudia Mendes, reclamou inúmeras vezes da falta de comunicação com a prefeitura. Segundo ela "a associação não é recebida há pelo menos 1 ano e 4 meses, desde que o atual prefeito tomou posse". Ela reclama ainda que o prefeito Edson Magalhães "fez diversas mudanças no projeto original ocasionando atraso para o início das obras".

Outras associações também têm sofrido com as arbitrariedades do gestor municipal. Servidores da empresa Albina, que era contratada pela prefeitura para fazer a limpeza de creches e escolas do município, tiveram seus contratos encerrados em dezembro, mas até hoje não receberam seus direitos. No último dia 14 eles participaram de uma audiência pública como forma de tentar mediar as negociações. A prefeitura alega que o pagamento foi bloqueado para beneficiar os contratados.

Os próprios servidores públicos, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores de Guarapari (Sintrag), não são recebidos pelo prefeito e, há meses vem lutando pelos benefícios da classe. A rede educacional também se encontra na mesma situação. Com condições precárias de trabalho, superlotação das salas e falta de infraestrutura os professores ainda recebem salário inferior ao piso nacional estabelecido.

Para Antonino Simões que também é jornalista "a forma como ele (o prefeito Edson Magalhães) vem governando Guarapari é uma forma tirânica, ditatorial. Ele não só desrespeita a imprensa e o povo não, é qualquer pessoa. Muitas vezes ele nem atende aos próprios vereadores, que são representantes do povo. O que ele vem fazendo é um desrespeito com o povo. E com essa atitude o prefeito mostra seu desrespeito para com a população de Guarapari".
O presidente interino da Associação de Comunicação e Imprensa de Guarapari, (ACIG) Wilcler Carvalho Lopes, também mostrou sua indignação quanto a atitude do prefeito, "ele chegou ao seu limite no trato com a imprensa, não só como trata a imprensa, mas a sociedade civil como um todo. Ele acha que tudo deve ser feito do jeito dele, não dá resposta a sociedade e isso não se faz. Ele é um prefeito eleito pela maioria do povo, por isso ele deve respostas à população e quem leva essas respostas é a imprensa".

Com esse ato o prefeito Edson Magalhães coloca a prova a própria democracia. O repúdio exprimido por boa parte da imprensa local e mesmo de representantes políticos como o presidente da Câmara de Vereadores, José Raimundo Dantas. A fala do jornalista Ricardo Conde sobre o fato exprimiu bem a situação atual e do despreparo do gestor municipal, "se o gestor não tem preparo para lidar com a imprensa é porque não está preparado para lidar com a comunidade. Infelizmente ainda existe muita dificuldade por parte dos políticos para diferenciar jornalismo de propaganda"

Fonte: http://www.jornalhoragha.com.br/jornal/?materia=431

    Fonte: http://www.jornalhoragha.com.br/jornal/?materia=431
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir