Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2010

Presidente do Haiti pede apoio do Brasil para a realização de eleições
Os presidentes Lula e René Préval (Haiti) em reunião de cúpula do Brasil com chefes de Estado Comunidade do Caribe
Presidente do Haiti pede apoio do Brasil para a realização de eleições
Foto: Antônio Cruz/ABr

Nathalia Passarinho

O presidente do Haiti, René Préval, pediu nesta segunda-feira (26), após a cúpula Brasil-Comunidade do Caribe, o apoio brasileiro à realização de eleições na ilha. Ele lembrou que em 10 de maio acaba o mandato dos deputados federais e de um terço dos senadores do país e que em fevereiro ele deixa a Presidência da República. "Solicito à comunidade internacional, principalmente ao Brasil, que apoiem a realização de eleições, para garantir a estabilidade da democracia no Haiti", afirmou. Não há data marcada ainda para a realização dos pleitos legislativo e presidencial.

Segundo ele, a ajuda externa na organização das eleições é necessária para garantir legitimidade ao processo. "A democracia é essencial para o desenvolvimento e estabilização do Haiti", assinalou. Préval também agradeceu a ajuda do Brasil na reconstrução da ilha, devastada por um terremoto em janeiro que deixou cerca de 300 mil mortos e 1,2 milhão de desabrigados. O presidente haitiano lembrou ainda a criação de um fundo internacional destinado ao país, que contará com a doação de US$ 100 milhões, além do perdão de dívidas que somam US$ 200 milhões.

Segundo Préval, o objetivo é aplicar os recursos no desenvolvimento não apenas da capital do Haiti, Porto Príncipe, mas também nas cidades do interior. Ele ressaltou que se existissem serviços de saúde e educação em outras cidades, não haveria uma migração tão intensa para a capital e menos pessoas teriam morrido no terremoto. "Prefiro falar em refundação ao invés de reconstrução. Queremos não apenas investir na capital, como também investir no interior. Se não houvesse tanta concentração de gente na capital, não haveria tantos mortos."

Presidente do Haiti pede apoio do Brasil para a realização de eleições
René Préval lembrou que deixa a Presidência do país em fevereiro.
Segundo ele, apoio é necessário para garantir democracia e estabilidade.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir