Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2010

Senado dos EUA discute reforma financeira nesta segunda
Projeto prev� cria��o de institui��o de prote��o ao consumidor financeiro.
Senado dos EUA discute reforma financeira nesta segunda
Foto: G1

A reforma de Wall Street, prioridade m�xima do presidente Barack Obama, passa pelo primeiro teste crucial, nesta segunda-feira (26), no Senado americano. A maioria democrata, que disp�e de 59 dos 100 votos no Senado, um a menos que o necess�rio para evitar uma obstru��o da oposi��o, decidiu agir nesta segunda-feira programando uma primeira vota��o sobre a abertura ou n�o dos debates sobre o projeto de lei no plen�rio.

O projeto de lei prev� a cria��o de uma institui��o de prote��o ao consumidor financeiro, dentro do banco central (Fed). Prop�e tamb�m uma melhor supervis�o do imenso mercado de derivativos. Os autores do texto esperam ainda p�r um fim aos resgates de grandes institui��es financeiras em dificuldade � custa dos contribuintes.

O governo Obama tamb�m prop�s a cria��o de uma reserva de fundos para socorrer os bancos que se aproximem da insolv�ncia, mas tamb�m promove estipula��es mais estritas que impe�am a consolida��o de bancos em entidades de tal magnitude que seus problemas ameacem todo o sistema financeiro.

A vota��o est� prevista para as 17h (18h de Bras�lia), mas os l�deres republicanos, que reconhecem que os projetos foram elaborados durante as negocia��es entre os dois partidos, anunciaram que est�o prontos para impedir o texto. "Teremos um projeto de lei nesta segunda? Duvido", declarou o senador Richard Shelby � televis�o.

Diante do risco de paralisia do projeto de lei destinado a evitar uma nova edi��o da crise financeira de 2008, os democratas reagiram impondo aos republicanos uma decis�o.

"Os republicanos devem tomar uma decis�o importante: se v�o se colocar ao lado dos americanos e se juntar a n�s para tirar Wall Street de uma condi��o arriscada que custou oito milh�es de empregos (...), ou se v�o seguir as ordens que receberam durante encontros secretos com os donos de Wall Street?", informaram em um comunicado da dire��o democrata.

Perto das elei��es legislativas de metade do mandato, as discuss�es sobre Wall Street se intensificam. Segundo uma pesquisa do Washington Post/ABC, publicada nesta segunda, a opini�o americana apoia por 65% contra 31% um aumento no controle do sistema financeiro.

O presidente Obama defendeu na quinta-feira a reforma, enfatizando que, sem a a��o do Congresso, os Estados Unidos estariam fadados a uma nova crise financeira. "� essencial que aprendamos com as li��es desta crise, para que n�o aconte�a novamente", declarou o presidente americano durante um discurso pronunciado em Nova York.

Com informa��es da France Presse e da EFE

Senado dos EUA discute reforma financeira nesta segunda
Projeto prev� cria��o de institui��o de prote��o ao consumidor financeiro.
L�deres republicanos dizem estar prontos para barrar o texto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir