Categoria Economia  Noticia Atualizada em 28-04-2010

Bovespa segue EUA e tem ligeira recuperação
Europa ainda foi ponto negativo, com a S&P rebaixando a Espanha. Mas a decisão sobre juros nos Estados Unidos deu fôlego à Bovespa
Bovespa segue EUA e tem ligeira recuperação
Foto: http://jornale.com.br

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em ligeira alta de 0,22% nesta quarta-feira. As notícias negativas continuaram chegando da Europa, mas os mercados de ações dos Estados Unidos subiram, e o Ibovespa pendeu para o lado positivo, após um dia de volatilidade. O índice fechou aos 66.655 pontos e o volume financeiro foi de R$ 6,99 bilhões.

Com uma decisão em linha com o esperado, mas com um comunicado indicando uma melhora do mercado de trabalho, o anúncio do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, resultou na aceleração das bolsas daquele país e também do Brasil. Às 17h17, o Dow Jones subia 0,48%, enquanto o Nasdaq avançava 0,01%.

O Fed manteve a taxa básica de juros dos Estados Unidos num intervalo entre zero e 0,25% ao ano pela 13ª reunião consecutiva. A instituição ainda voltou a dizer que as condições econômicas, que incluem baixo nível de utilização da capacidade, inflação sob controle e expectativas inflacionárias estáveis, deverão garantir que os juros sigam em"níveis excepcionalmente baixos por um longo período".

Mais importante, entretanto, foi o Fed ter afirmado, no comunicado posterior à reunião, que as informações recebidas desde o último encontro, em março, sugerem que a atividade econômica americana continuou a se fortalecer e que o mercado de trabalho está começando a melhorar.

No Brasil, o Comitê de Política Monetária divulga hoje a decisão sobre os juros. O mercado de juros futuros vai para a reunião do Copom esperando uma alta de 0,75 ponto percentual na Selic, atualmente fixada em 8,75%. No entanto, cabe ressaltar que essa é a sinalização de mercado, e que entre os economistas e analistas há divergências, que vão de alta de meio ponto a 1 ponto. Antes do ajuste final de posições na BM&F, o contrato de Depósito Interfinanceiro (DI) para maio de 2010 ganhava 0,16 ponto a 9,11%. Junho de 2010, o mais líquido, teve acréscimo de 0,05 ponto, a 9,28%.

Europa e Ásia

Nas bolsas de valores europeias o tom foi negativo. As praças fecharam em baixa, desta vez com ações de bancos pressionadas após a Standard & Poor s cortar o rating da Espanha .

A agência rebaixou o rating espanhol em um degrau, de "AA+" para "AA", citando um período mais prolongado de crescimento lento que o esperado anteriormente. A perspectiva é negativa, refletindo a possibilidade de um novo rebaixamento se a posição fiscal da Espanha piorar mais que o previsto atualmente pela S&P.

Em Londres, o índice Financial Times fechou em baixa de 0,3%, a 5.586 pontos. Em Frankfurt, o DAX caiu 1,22%, para 6.084 pontos. Em Paris, o CAC-40 perdeu 1,5%, para 3.787 pontos, e em Madri, o Ibex-35 caiu 2,99%.

No mercado asiático, as bolsas encerraram a sessão desta quarta-feira com perdas, em meio ao temor quanto à piora da crise da dívida enfrentada pela Europa.

Dólar

O dólar comercial fechou em queda de 0,68%. A moeda americana ficou cotada a R$ 1,753 na venda.

Bovespa segue EUA e tem ligeira recuperação
Europa ainda foi ponto negativo, com a S&P rebaixando a Espanha. Mas a decisão sobre juros nos Estados Unidos deu fôlego à Bovespa

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir