Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-05-2010

Kassab anuncia projeto que prevê a demolição do Minhocão
O elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, pode estar com os dias
Kassab anuncia projeto que prevê a demolição do Minhocão
Foto: http://veja.abril.com.br

O elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, pode estar com os dias - ou anos - contados. O anúncio do plano que prevê a sua demolição foi anunciado nesta quinta-feira pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e deve levantar uma discussão importante sobre os projetos falhos de urbanismo da cidade.

Alvo de críticas, o Minhocão foi inaugurado no começo da década de 70 pelo então prefeito Paulo Maluf. A obra, segundo urbanistas, colaborou para a degradação da região e foi responsável pela desvalorização imobiliária da avenida. A área é conhecida pelos moradores da cidade como um ponto de concentração de mendigos e usuários de drogas e há anos, desde as gestões de José Serra (PSDB) e Marta Suplicy (PT), sua destruição é estudada.

O projeto, que deve ser encaminhado para a Câmara até setembro de 2011, ainda é bastante superficial e, se aceito, só será colocado em prática em meados de 2025, fora do mandato de Kassab.

A intenção da prefeitura é derrubar o Minhocão, principal via de acesso entre os bairros Lapa e Brás, e abrir uma nova via estrutural de 12 quilômetros sobre a linha de trem na região central da cidade - o que tornaria a ferrovia subterrânea. O projeto prevê ainda eliminar o Terminal Barra Funda. Seus serviços de transporte, caso a iniciativa entre em vigor, seriam transferidos para a Lapa.

Para a prefeitura de São Paulo, com a demolição do Minhocão, a nova via expressa, onde hoje é uma ferrovia, amenizaria os impactos no trânsito e revitalizaria a região.

(Com Agência Estado)

Kassab anuncia projeto que prevê a demolição do Minhocão

O elevado Costa e Silva, popularmente conhecido como Minhocão, pode estar com os dias

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir