Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2010

GB: Cameron oferece acordo global de governo
David Cameron, em entrevista coletiva
GB: Cameron oferece acordo global de governo
Foto: AFP

LONDRES � O l�der conservador David Cameron, cujo partido venceu em votos e cadeiras as elei��es gerais desta quinta-feira, mas sem maioria absoluta, ofereceu um "acordo global" de governo aos liberais-democratas de Nick Clegg, a terceira for�a do Parlamento.

"Quero fazer uma oferta grande, aberta e global aos liberais-democratas. Quero que trabalhemos juntos para enfrentar os problemas maiores e urgentes de nosso pa�s", declarou em uma entrevista coletiva em Londres.

"Acredito que temos uma base forte para um governo forte", completou, antes de destacar que em algumas �reas n�o est� disposto a negociar, como a quest�o da Europa e a imigra��o.

Clegg, que apesar de ter eleito um n�mero discreto de deputados para a C�mara dos Comuns tem a poss�vel chave do novo governo, afirmou mais cedo que os conservadores, apesar de n�o terem obtido a maioria absoluta, t�m a "prioridade" para tentar formar um governo.

A posi��o foi um novo golpe para o primeiro-ministro trabalhista Gordon Brown, que em uma breve declara��o � imprensa em Downing Street disse "entender" e "respeitar" a opini�o de Clegg.

"Cameron e Clegg devem claramente ter o direito de tomar o tempo que acreditam ser necess�rio", disse.

Mas completou em seguida que se as discuss�es "n�o derem em nada, ent�o certamente estaria preparado para conversar com Clegg sobre os temas nos quais pode existir algum tipo de acordo entre os dois partidos".

Segundo os resultados parciais, com apenas nove circunscri��es indefinidas, os "Tories" t�m 302 deputados na C�mara dos Comuns, os trabalhistas 256 e os liberais-democratas 56.

Em caso de acordo, conservadores e liberais-democratas superariam a maioria absoluta de 326 das 650 cadeiras da C�mara.

GB: Cameron oferece acordo global de governo aos liberais-democratas

David Cameron, em entrevista coletiva


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir