Categoria Politica  Noticia Atualizada em 07-05-2010

Governo da França teme que Irã engane Lula em visita
O governo francês teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja "enganado"...
Governo da França teme que Irã engane Lula em visita
Foto: www.clickpb.com.br

O governo francês teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja "enganado" durante sua visita neste mês ao Irã. Essa foi a avaliação expressa à imprensa pelo ministro das Relações Exteriores da França, Bernard Kouchner, após jantar de gala na Câmara de Comércio do Brasil na França, em Paris.

"Tenho medo que digam a Lula coisas que não correspondem à verdade [sobre o programa nuclear iraniano]", disse.

Na avaliação do chanceler, apesar da "sinceridade" do presidente brasileiro, avaliou Kouchner, os esforços diplomáticos brasileiros tendem a ser infrutíferos, já que há anos a comunidade internacional tenta convencer o Irã a atender as exigências da ONU (Organização das Nações Unidas) sobre o seu programa.

"Achamos que o presidente Lula está errado, mas acreditamos na sua sinceridade. Esperamos que ele nos diga o que vai acontecer [durante a visita]."

Questionado se o presidente Lula teria um olhar "ingênuo" sobre a questão nuclear e sobre as intenções do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, Kouchner reiterou que acredita que o presidente brasileiro não é "ingênuo ", mas, sim, "sincero".

Sanções

A França, que é membro permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas, pressiona por novas sanções contra o Irã. A convicção é partilhada pelos EUA e pelo Reino Unido e, em menor grau, pela Rússia.

A China, que vinha sendo o maior entrave para a aprovação da nova rodada de sanções, aceitou recentemente discuti-las, deixando o Brasil, ao lado da Turquia, na linha de frente da resistência às punições.

Os dois países ocupam atualmente assentos temporários no Conselho de Segurança e conduzem gestões para a retomada de um acordo proposto pela AIEA (agência atômica da ONU) ao Irã no ano passado.

Pela proposta, o Irã trocaria seu urânio pouco enriquecido pelo combustível enriquecido em nível adequado para fins médicos, mas não usos militares. Mas divergências quanto ao local e o volume da troca impediram um acordo até aqui.

"Espero que a iniciativa pacífica do presidente Lula dê resultados", afirmou Kouchner. Mas o chanceler francês tem uma visão cética das negociações com o Irã. "Penso que, infelizmente, Lula vai ouvir as mesmas histórias que ouvimos há tantos anos."

Kouchner afirmou ainda que, ao ir ao Irã, a reputação do presidente Lula corre risco. "Espero que ele [Lula] não cometa muitos erros pelo bem do seu próprio personagem e da sua importância no mundo. Mas sei que os iranianos vão embromá-lo", argumentou.

Apesar do ceticismo, Kouchner diz aguardar "afetuosamente" os resultados da visita de Lula ao Irã. Segundo o chefe da diplomacia francesa, de fato Brasil e França discordam "profundamente" da abordagem da questão iraniana, mas a relação franco-brasileira continua a ser "excepcional ".

Governo da França teme que Irã engane Lula em visita

O governo francês teme que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja "enganado"...

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir