Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 09-05-2010

Marataízes que elevar índices de eletrificação rural
Para alcançar este objetivo, a Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Agricultura, está negociando novos convênios com o governo do Estado e com a União
Marataízes que elevar índices de eletrificação rural
Foto: Renato Alves

Marataízes deseja ampliar o acesso das comunidades do interior às fontes básicas de energia através da implantação de vários ramais e extensões de redes elétricas.

Para alcançar este objetivo, a Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria de Agricultura, está negociando novos convênios com o governo do Estado e com a União, bem como direcionando seus esforços para interiorizar o desenvolvimento e o atendimento ao homem do campo.

Dentre os projetos em andamento, um que permitirá imediatamente a criação de novos ramais de energia elétrica na zona rural de Marataízes, é a instalação da nova sede operacional da Secretaria de Agricultura na comunidade de Alto do Brejo dos Patos.

A implantação dessa nova sede dinamizará o atendimento estatal no interior e criará as condições para a promoção do desenvolvimento local, com consequente melhora da qualidade de vida da comunidade.

Uma pesquisa realizada pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em 2006, sob a coordenação do Ministério de Minas e Energia, revelou que nas regiões onde se implantou programa de eletrificação rural, ocorreu um aumento considerável na aquisição de eletrodomésticos. O número de televisores adquiridos, por exemplo, aumentou 44,1%, o que demonstra que além de conforto e comodidade, a extensão de eletrificação ao meio rural é fator de desenvolvimento comercial.

Outro dado expressivo apontado pela pesquisa é que dentre os entrevistados, 23,1% afirmaram que pelo menos um dos familiares deixaria o campo caso não tivessem acesso à eletricidade.

Em Marataízes, a Prefeitura já realizou várias extensões de rede de eletrificação rural, o que de acordo com Claudinei da Silva Fabiano, que mora próximo a uma dessas redes já efetuadas, a comunidade rural reconhece a importância de receber esse tipo de serviço e aguarda com ansiedade a universalização da distribuição de energia elétrica.

Já o agricultor Santilho Paraguai, atualmente com 75 anos, e um dos beneficiados com o programa, diz que com a eletricidade as noites na roça ficaram mais longas e prazerosas.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes - Renato Alves
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir