Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Papa chega a Portugal para visita de quatro dias
O Papa Bento XVI chegou nesta ter�a-feira a Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal
Papa chega a Portugal para visita de quatro dias
Foto: AFP

LISBOA, Portugal � O Papa Bento XVI chegou nesta ter�a-feira a Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal, durante a qual far� uma peregrina��o ao santu�rio de F�tima.

O avi�o papal foi escoltado em sua chegada por ca�as F16 da for�a a�rea portuguesa.

Esta � a segunda viagem ao exterior realizada este ano por Bento XVI, depois da que fez a Malta, em abril passado, marcada pelos graves esc�ndalos de acobertamento de casos de pedofilia dentro do clero.

Portugal finalizou os �ltimos preparativos para garantir uma recep��o calorosa e festiva ao Papa Bento XVI.

Dez mil flores da Ilha da Madeira v�o compor um tapete pelo qual passar� Bento XVI em Lisboa, tendo sido constru�do, tamb�m, na cidade do Porto, um altar em "ouro barroco".

Esfor�os n�o v�m sendo poupados para fazer da viagem do soberano pont�fice "um grande momento de alegria", segundo o episcopado portugu�s.

Em F�tima, a cidade-santu�rio que, segundo o Vaticano, estar� no centro da viagem papal, as ruas foram at� perfumadas, deixando no ar um "leve odor de lim�o".

O govero socialista chegou a decretar, apesar da crise fiscal, um feriado excepcional para o funcionalismo p�blico para assistir �s missas, fechando escolas e cancelando o expediente nas reparti��es.

No domingo, Bento XVI exortou os fi�is a "acompanharem a peregrina��o" rezando pela Igreja e, em particular pelos padres".

A hierarquia cat�lica portuguesa garantiu v�rias vezes que a visita papal n�o ser� "obscurecida por esc�ndalos, apesar da distribui��o prevista de mais de 25.000 preservativos por militantes da luta contra a Aids.

"Trata-se de receber um chefe de Estado, e n�o fazer qualquer tipo de propaganda", afirmou o porta-voz do episcopado, padre Manuel Moruj�o, destacando que "o papa falar� para todos os portugueses, sejam eles cat�licos ou n�o".

Nos �ltimos dez anos, depois da visita de Jo�o Paulo II, em maio de 2000, Portugal mudou. Embora de maioria cat�lica, mais de 88%, oficialmente, o aborto n�o � mais crime no pa�s, desde 2007, e os casais homossexuais poder�o logo se casar, em seguida a uma lei aprovada em fevereiro e que espera, apenas, a assinatura presidencial.

N�o ser� por acaso se o papa decidir falar, durante a visita a Portugal, "da sociedade de hoje", segundo o padre Federico Lombardi, porta-voz do Vaticano.

Al�m da celebra��o de tr�s grandes missas, com a participa��o de cerca de 800.000 pessoas entre Lisboa, F�tima e Porto, o papa far� diversos pronunciamentos, em particular ao desembarcar, nesta ter�a-feira, mas tamb�m ante personalidades do mundo da cultura.

Um dispositivo de seguran�a excepcional ser� posto em pr�tica e o tr�nsito, assim como o estacionamento, ser�o proibidos ao longo de oito trajetos do papam�vel, em Lisboa e na cidade do Porto.

As autoridades religiosas exclu�ram a possibilidade de os fi�is serem revistados ou controlados, destacando que "o papa n�o foi escolhido para viver num bunker".

"As pessoas poder�o ver o Santo Padre sem nenhuma complica��o", afirmou o porta-voz do episcopado.

Papa chega a Portugal para visita de quatro dias

O Papa Bento XVI chegou nesta ter�a-feira a Lisboa para uma visita de quatro dias a Portugal

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir