Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 11-05-2010

Introduzida acerola em Marataízes
A Cooper Vidas garantirá mudas de acerola, manga, goiaba, abacaxi e maracujá para os futuros associados do balneário.
Introduzida acerola em Marataízes
Foto: José Rubens Brumana

É o que propõem o presidente da Cooper Vida, Ady Brunini, para produtores rurais nesse sábado em Marataízes. A reunião aconteceu no Hotel Art Final e contou com lideranças de Brejo dos Patos, Alto Boa Vista, Timbó, Nova Canaã e Lagoa do Siri. Presentes no encontro o presidente da Cooperativa de Plantadores de Cana Gilberto Fernandes, do secretário de Agricultura e Meio Ambiente Luis Cláudio Sad, a diretora Norma Lígia Brumana e a vice-prefeita Dilcéia Marvila .

Brunini relatou para uma platéia interessada na diversificação agrícola, a importância social do cooperativismo no ramo agropecuário com base na fruticultura consorciada no sistema agro florestal. Piúma, sede da cooperativa criada em 2007, passou a ser um pólo de acerola no Estado. "Nossa meta é o fortalecimento da agricultura familiar com sustentabilidade ambiental. É com a garra e trabalho conjunto que podemos mudar o nosso mundo e traçar o rumo do futuro para todos nós", enfatiza.

Acrescentou ainda do mercado promissor da acerola que somente numa indústria que processa sua polpa precisa de 300 toneladas ano. O quilo é vendido a R$ 0,80 centavos. O secretário de Agricultura local Luis Cláudio afirmou que sua secretaria se empenhara na ajuda desse novo pólo de fruticultura em Marataízes e garantiu o transporte da produção aos agricultores presentes.

O presidente da Cooperativa de Cana disse que essa cultura é dominada entre os agricultores mas a diversificação é necessária. "Estou aqui como agricultor. Meu empregado tem um filho que estuda fruticultura já garanti a eles uma área para plantar a acerola e outras espécies", ressaltou ainda que nas lavouras de cana, abacaxi e mandioca, tradição local, a irrigação se torna onerosa. "Irrigar algumas dezenas de arvores por gotejamento é viável".

A vice prefeita lembrou da introdução da curso de fruticultura na EEM "José Veiga da Silva", onde 30 alunos estudam." Poderão fazer estágios nessas lavouras onde o aprendizado técnico e o prático farão a diferença em suas vidas". Disse ainda que toda a produção de frutas seja absorvida pela merenda escolar.

A Cooper Vidas garantirá mudas de acerola, manga, goiaba, abacaxi e maracujá para os futuros associados do balneário.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir